EventosNotíciasRibeirão Preto

Ribeirão Preto prepara montagem da Feira Internacional do Livro na Praça XV de Novembro


Os preparativos para a realização da 21ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que neste ano acontece entre os dias 20 a 28 de agosto, movimentam o Quarteirão Paulista nos últimos dias. Com a montagem da parte estrutural da feira, a cidade já entrou no clima para receber um dos maiores eventos literários do PaísAs instalações na Praça XV de Novembro começaram na semana passada e seguem até a abertura do evento, na próxima sexta-feira (19/8), que acontecerá às 19h30 na sala principal do Theatro Pedro II. Ao todo são mais de 250 colaboradores, diretos e indiretos, trabalhando nesta fase que antecede o evento.

A previsão da Fundação é que até o dia 16 de agosto, toda a parte estrutural da FIL estará pronta e visível para a população. A partir dessa data, os expositores começam a chegar para a produção e acomodação dos espaços. Nesta edição, serão 32 estandes comerciais e 10 institucionais. “Neste ano, estamos ocupando a Praça XV de Novembro e Esplanada do Theatro Pedro II, para alocar os espaços mais tradicionais da feira”, explica Rogério Ceneviva, coordenador técnico operacional da FIL. 

Rogério Ceneviva destaca um ponto importante para a montagem: a conservação dos espaços públicos. “A Praça está bem cuidada, os banheiros e os postes estão conservados. Isso facilita bastante nosso trabalho e valoriza a FIL”.


- Publicidade -


O vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, entidade organizadora da feira, Edgard de Castro, comenta que este processo de montagem proporciona uma vista inusitada a quem passa pelo Quarteirão Paulista. “A Praça XV está muito bonita e os estandes em formato ‘chapéu de bruxo’ dão um ar mágico à praça. É bom sentir de novo que a nossa Feira do Livro está voltando e que logo estará pronta para receber a população”, comenta.

A 21ª edição da festa literária ganha novos espaços: Estande da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Ambient de Leitura, Espaço Cufa, além do Estande Diversidade e a Tenda SESC, que marca presença mais uma vez nesta edição. Durante 10 dias, serão mais de 200 atividades gratuitas para toda a população.

Acesse à toda programação no site da Fundação do Livro e Leitura:    www.fundacaodolivroeleiturarp.com

21ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

A FIL será realizada de 20 a 28 de agosto de 2022, com cerimônia de abertura no dia 19 de agosto, às 19h30. Neste ano, o evento será realizado de forma híbrida, ou seja, presencial em vários locais de Ribeirão Preto e com algumas atividades transmitidas ao vivo através da plataforma oficial da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, organizadora do evento.

Nesta 21ª edição, que tem o tema “Do Caburaí ao Chuí: a força da literatura brasileira”, a FIL contará com diversas atividades artísticas, literárias e culturais, durante 10 dias. Os homenageados são: Ariano Suassuna (escritor), Carolina Maria de Jesus (escritora), Daniel Munduruku (autor infantojuvenil), Magda Soares (autor educação), João Augusto (autor local), José Isaac Peres (patrono) e Isabel Cassanta (professora).

A feira consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país: com 21 anos de história e 20 edições realizadas, já reuniu mais de 3 mil escritores e convidados reconhecidos internacionalmente. Nas edições presenciais, a FIL recebe, em média, um público de 183 mil pessoas e já chegou a oferecer mais de 300 atividades por edição, além de atender mais de 15 mil estudantes.

No ano passado, o evento foi realizado em formato 100% digital, em função do avanço do Coronavírus (Covid-19) no país. Nesta primeira edição on-line, alcançou 30 mil pessoas, em 27 países, em 110 horas de programação.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 21 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da FIL, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Comentários