NotíciasRibeirão Preto

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto abre inscrições para Concurso Literário

A Fundação do Livro e Leitura lança o Concurso Literário da 21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto que, neste ano, terá o tema “Do Caburaí ao Chuí”. As inscrições serão abertas no próximo dia 16 de maio e vão até o dia 20 de junho e podem ser feitas no site da instituição (www.fundacaodolivroeleiturarp.com.br) – na aba “Inscrições para o Concurso Literário” e envio de um arquivo PDF com o trabalho produzido.

O Concurso Literário é dividido em duas categorias: Estudantil Regional (para escolas públicas e privadas) – nas modalidades Desenho Infantil, Poema e Conto – e Adulto (realizada em âmbito internacional), na categoria Crônica. A novidade deste ano é que pode participar qualquer pessoa na categoria Adulto, a partir de 18 anos, de qualquer região do Brasil e do mundo.

Os temas de cada categoria foram inspirados nos homenageados da 21ª FIL que, neste ano, acontece de forma híbrida durante os dias 20 e 28 de agosto, com cerimônia de abertura no dia 19 de agosto. Os homenageados desta edição são: Ariano Suassuna e Carolina Maria de Jesus, escritores; na educação, Magda Soares; como autor infantojuvenil, o escritor Daniel Munduruku; João Augusto, escritor local; Isabel Cassanta como professora homenageada e como patrono, Isaac Peres.

Com o objetivo de fomentar a literatura e despertar o interesse pela escrita e pela leitura, o Concurso Literário já é realizado há 21 anos. “Nosso objetivo é a preservação e divulgação da língua pátria. Inclui ainda a oportunidade de tornar mais conhecidos os escritores homenageados nesta edição da 21º FIL”, explica Rosa Maria de Britto Cosenza, escritora integrante da ARL e coordenadora do Concurso Literário.


- Publicidade -


O projeto faz parte da programação da FIL, desde a primeira edição. Como em todos os anos, os nomes dos vencedores, ou seja, os três primeiros colocados de cada modalidade, serão anunciados durante a feira, com a data e horário ainda a definir.

Bettina Pedroso, do Núcleo de Projetos da Fundação do Livro e Leitura, lembra que na última edição do concurso vários escritores do Brasil venceram as categorias, como os Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Ceará. “O envolvimento e adesão dos participantes é que torna este concurso especial. Realizá-lo é uma forma de levar a FIL e a Fundação para diferentes lugares, além de marcar a vida dos participantes e vencedores”, destaca.

Para ela, é no concurso que alguns escritores desconhecidos encontram um incentivo para continuar escrevendo e sonhando com uma futura carreira na área da literatura. “O Concurso Literário é uma forma de validar a obra destes autores e autoras”, destaca Bettina Pedroso.

Inscrições

As inscrições serão feitas em duas etapas (de 16/5 a 20/6): através do preenchimento do formulário e envio de um arquivo PDF com o trabalho produzido. Cada participante poderá inscrever-se com apenas um trabalho. O julgamento será realizado por profissionais escolhidos pela Comissão Organizadora.

Criado pela Academia Ribeirãopretana de Letras (ARL), o Concurso Literário é uma realização da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, com o apoio da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto, União dos Escritores Independentes, Casa do Poeta e do Escritor, União Brasileira dos Trovadores, Ordem dos Velhos Jornalistas e Proyecto Cultural SUR/Brasil.

Informações sobre o Concurso Literário e os temas de cada modalidade podem ser obtidas através dos telefones (16) 3911-1050 e (16) 99402-0428 ou pelo site www.fundacaodolivroeleiturarp.com.br

Comentários