CarrosNotícias

Jeep Compass híbrido chega ao Brasil e supera os 25 km/l

Jeep Compass 4xe (no inglês, “four by e”) está oficialmente no Brasil. O SUV, lançado nesta segunda-feira (04 de abril), Dia do 4×4, dá início à estratégia de eletrificação da marca no País. Além de novas soluções tecnológicas e sistemas exclusivos, o utilitário tem como principal destaque o sistema híbrido plug-in, que une o motor 1.3 turbo (em versão a gasolina) a um elétrico. Ele desembarca da Itália pelo preço de R$ 349.990. Sendo que, em São Paulo, o valor pode chegar a R$ 360.887.

O novo Compass 4xe chega ao mercado brasileiro na versão topo de linha Série S. De acordo com a Jeep, a escolha se justifica por ser a mais completa da gama. Além disso, o SUV traz recursos inéditos como, por exemplo, câmeras 360° e novos seletores de terrenos, que acompanham o conjunto híbrido plug-in. Este, diz a marca, foi escolhido pela ”liberdade que o condutor tem de escolher como quer rodar com o veículo”.  

Como é desempenho do 4xe

Primeiro 4×4 híbrido do segmento, o novo Compass 4xe utiliza um motor para cada eixo, e traz o câmbio automático de seis marchas. O motor a combustão, que gera 27,5 mkgf de torque, é o responsável por tracionar o eixo dianteiro. Enquanto isso, o elétrico, de 25,5 mkgf, movimenta o eixo traseiroA potência total é de 240 cv e a aceleração de 0 a 100 km é feita em 6,8 segundos. Já a velocidade máxima é de 206 km/h.


- Publicidade -


Autonomia de até 927 km

Um recurso que chama atenção no Jeep Compass 4xe é o seletor do modo híbrido, que oferece três opções de condução. Nesse caso, evidentemente há o acionamento de ambos os motores, enquanto, no modo elétrico, o motor a combustão desliga – e, assim, reduz as emissões de CO2 a zero. Mas, o que mais se destaca é o “E-save”, que desliga o motor elétrico e otimiza o térmico. Dessa forma, permite recarregar a bateria enquanto o carro anda com motor a gasolina. Segundo a marca, o carro andando consegue regenerar até 80% da bateria.

Em relação à autonomia, os números variam de acordo com os modos de condução. E eles impressionam. No modo híbrido, o SUV consegue rodar até 927 km. Já com o elétrico, são 44 km de autonomia e velocidade máxima de 130 km/h. Mas, pode alcançar até 50 km, segundo os dados do mercado europeu. No teste, não foi possível avaliar os números.

Por enquanto, o Compass 4xe vem apenas na versão a gasolina. Entretanto, a marca já produz no Brasil o motor 1.3 turbo em versão flexível. Ou seja, existe a possibilidade de nacionalização do sistema híbrido plug-in com o 1.3 T270 turbo flex de até 185 cv. Na versão a gasolina, o consumo médio é surpreendente e chega a 25,4 km/l. Mas a marca lembra que esse é o número no Brasil. Na aferição da Europa, o SUV supera 50 km/l.

Recarga eficiente?

Importante dizer que o Compass 4xe é diferente do Toyota Corolla Hybrid, único SUV do gênero entre os médios mais vendidos. O modelo da Jeep é híbrido do tipo plug-in, que pode ser recarregado em tomadas e oferece maior autonomia em modo 100% elétrico. Ele traz um carregador portátil bivolt que fica no porta-malas e permite o carregamento em tomadas comuns. Nesse caso, leva entre 4 horas e até 20 horas. Já no carregador de parede (Wallbox), a recarga total é feita em apenas 1h30.

Além disso, a montadora traz soluções de mobilidade em parceria com a WEG, que fornece um Wallbox exclusivo. O equipamento estará à venda como acessório nas concessionárias da Jeep. Inclusive, os 40 primeiros compradores de cada unidade no País ganharão o carregador de presente junto com o “kit de boas vindas” com produtos da marca.

Foto capa: Jeep Compass 4xe estreia no Brasil com sistema híbrido plug-in que entrega até 927 km de autonomia combinada
Crédito:Divulgação/Jeep

Comentários