EventosNotíciasRibeirão Preto

22ª Feira do Livro de Ribeirão Preto terá programação com atividades permanentes

Ribeirão Preto, 13 de setembro de 2023 – A 22ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto começa no próximo sábado, de 12 a 20 de agosto. São mais de 400 atividades culturais gratuitas e uma programação permanente que acontece em quatro espaços diferentes da cidade, como Praça XV de Novembro, Centro Cultural Palace, Mis (Museu da Imagem e do Som) e Palacete Camilo de Mattos.

Entre os destaques da programação, está a exposição da Alarp – Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto – que traz uma mostra das artes visuais e da literatura dos integrantes, criada especialmente para esta edição. O trabalho estará exposto no Salão Verde (andar térreo), do Centro Cultural Palace. No mesmo local, no pátio interno, 1º andar, estará a exposição “Belezas do Cotidiano”, um trabalho produzido em parceria com a ONG Arco-Íris que apresenta obras da artista plástica Nathallya Faria, sobre o poder ancestral e a beleza cotidiana do povo preto.

Os visitantes poderão conferir ainda uma exposição, organizada pela Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto (CPERP) e pelo poeta, Vicente Manço, com fotos feitas em Santo Antônio da Alegria (SP), durante a Caravana Literária, organizada pela entidade, com o apoio do Instituto do livro e do GAF (Grupo Amigos da Fotografia), no Salão Paralelo ao Mezanino (2º andar do Centro Cultural Palace).

A mostra “Um olhar sobre as mulheres sul-americanas”, da fotógrafa Sté Frateschi, também faz parte da agenda. O trabalho da fotógrafa propõe uma reflexão sobre as mulheres do Brasil, Bolívia e Peru. No espaço – Vagão Cultural (3ª andar) do Centro Cultural Palace – o público poderá levantar questionamentos e contemplar todas as diferenças culturais e nuances dessas mulheres. Os amantes da fotografia poderão conferir também o “V Salão Internacional de Fotografias”, no Mezanino – 2ª andar, do Centro Cultural Palace, e o “Brazilian International Photography Circuit”, no MIS-RP (Museu da Imagem e do Som).

Tour histórico


- Publicidade -


Os visitantes da 22ª FIL também poderão fazer um tour guiado pelo Palacete Camilo de Mattos. A visita promete uma verdadeira experiência de aprendizagem sobre a história de Ribeirão Preto. Realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, em parceria com FFM Participação e Serviços e Restaurante Travessa, o passeio será pelo interior do sobrado, cuja construção data de 1922. Exemplo da arquitetura residencial burguesa do início do século 20, o palacete foi tombado em 2008 como Patrimônio Histórico pelo Conppac. A visita será feita de hora em hora, com até 15 pessoas, nos dias 12 e 14 a 19, das 9h às 11h e das 12h30 às 16h30. O ponto de encontro é o Estande da Prefeitura na Praça XV de Novembro.


Espaços interativos

Mais um ano de FIL e o Espaço da Diversidade está de volta nesta edição com a participação de instituições sociais inclusivas e diversas atividades, como contação de histórias (em Libras), palestras, dança e canto. A programação permanente traz também atividades para o público infantil com um espaço para jogos, desenhos e brincadeiras antigas na Tenda do Moura Lacerda (Praça XV de Novembro), em comemoração aos 100 anos da instituição.

Para quem é craque é dama e xadrez, “Jogos de Raciocínio” será um espaço para se dedicar a jogos que exigem lógica, em dimensões oficiais e gigantes. A atividade é realizada pela Secretaria Municipal de Esportes e acontece no estande da Prefeitura, na Praça XV de Novembro.  O local também abriga a intervenção “Entre os Extremos as Dualidades”, que expõe ao público as propostas de uma rua degradada, como reivindicação dos moradores. A ação é realizada pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unaerp.

Também na Praça XV de Novembro, quem passar pela FIL poderá conhecer a instalação “A arte sustentável que ganha vida”, inspirada no livro do mesmo nome do autor Gilberto Dimenstein, um dos homenageados desta edição, produzida pelos alunos do curso de Design de Interiores, da ETEC José Martiniano da Silva. A intervenção traz também a instalação “Cidadão de Papel”, com bonecos produzidos pelo artista Flávio Racy. Ao longo da feira, leitores da obra do jornalista, poderão perceber a a crítica social feita por Dimeinstein durante toda sua carreira.

Doação de Livros

A 22ª edição terá um espaço exclusivo para a troca de livros, projeto permanente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, organizadora do evento. A ação acontece na Praça XV de Novembro. Para realizar a troca, basta levar um livro em bom estado de conservação e retirar alguma obra de interesse, de forma totalmente gratuita. Serão aceitas obras de qualquer título literário, com exceção os de publicações técnicas, didáticas, apostilas e enciclopédias. Um monitor do evento estará presente no momento da troca para orientações.


A programação completa da FIL pode ser acessada no site da Fundação do Livro e Leitura: 
https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/

Sobre a FIL

A 22ª edição da FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto acontece de 12 a 20 de agosto, com abertura oficial no dia 11 na Sala Principal do Theatro Pedro II, a partir das 19h. Traz como tema central a proposição “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. O evento acontecerá de forma presencial em 16 locais simultâneos e abertos ao público (a maioria no centro da cidade), além de dois espaços educacionais para atividades exclusivas e pré-agendadas. 

Para essa edição, os homenageados da FIL são: Gilberto Gil (autor), Gilberto Dimenstein (autor educação), Luiza Romão (autora local), Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil), Danilo Santos de Miranda (patrono) e Madelaine Pires (professora).

Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, como salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus, projetos educacionais, entre outras.

Realização 
Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura apresentam a 22ª FIL – Feira Internacional do Livro de RibeirãoPreto.

Patrocínio Diamante
Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient.

Patrocínio Ouro
GasBrasiliano, Savegnago e Itacuã.

Patrocínio Prata
Passalacqua, Ourofino Agrociência, Tracan e RibeirãoShopping.

Patrocínio Bronze
Supermercados Gricki e Santa Helena.

Patrocínio
Acirp, Caldema Equipamentos Industriais, Interunion, Riberfoods, Santiago e Cintra Geotecnologias, Suprir e Vantage GeoAgri.

Instituição Cultural
Sesc


Apoio
Fundação Dom Pedro II – Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, CUFA, A Fábrica, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Dauriti Distribuidora, Apis Flora, Stéfani Purificadores, Molyplast Brasil, Passalacqua Tech, Cenourão, Santa Emília, Coderp, Transerp, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Secretaria da Cultura e Turismo, Secretaria da Educação e Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Apoio Cultural
Colégio Marista, DE Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, SESI, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto, Associação de Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP, Fundação FADA, Fundação Panda, Ribdown – Associação  Síndrome de Down de Ribeirão Preto, SOMAR, ONG Arco Íris, Alma – Academia Livre de Música e Artes, Convention & Visitors Bureau – Ribeirão Preto e região, Monreale Hotels, NW3 Comunicação, Grupo Utam, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada e IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais.    

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.  Com uma trajetória sólida, projeção nacional e mais recentemente internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Mais informações:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao
Twitter: @FundacaoLivroRP

Comentários