EventosNotíciasRibeirão Preto

Em julho, Ribeirão Preto será sede do maior encontro de negócios em inovação da região

Durante três dias, Ribeirão Preto será palco de um encontro que reunirá gestores, empreendedores e investidores de toda a região para debater inovação, tecnologia, realizar conexões e novos negócios.

O INOVA RIBEIRÃO 2022, maior encontro de negócios em inovação da região, acontece entre os dias 5 e 7 de julho e deve reunir mais de 1.200 pessoas.Neste ano, o evento tem como temáticas centrais de cada um dos dias: Tendências e Futurismo, Empreendedorismo e Gestão da Inovação e Tecnologias que Transformam.

Serão 35 painéis e workshops, com mais de 80 palestrantes. Na Arena Startup, ocorrerão palestras e apresentação de pitchs. Faz parte da programação, também, o Desafio Integra Cidadão, no qual pessoas serão desafiadas a desenvolver soluções que promovam a integração entre a população e o poder legislativo, com premiação em dinheiro aos melhores projetos.

O evento será 100% presencial, com novos espaços de interação, como lounges e biergarten para happy hour. Outra novidade desta edição do evento será o Espaço Mentoria, onde especialistas em propriedade intelectual, marketing digital, exportação e outros temas, farão atendimentos gratuitos ao público. Os intervalos entre as palestras também foram dinamizados, com batalhas de startups promovidas pelo Ribeirão Valley e apresentações musicais. O objetivo do evento é entregar aos participantes momentos de networking e capacitação, com atrações de renome, que são referência em inovação e empreendedorismo. “É um evento aberto, organizado para a troca de conhecimento e a realização de negócios.


- Publicidade -


É, ainda, a oportunidade de disseminarmos boas práticas e dar visibilidade ao nosso ecossistema de inovação”, enfatiza Eduardo Molina, secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento. Dalton Marques, gerente de Desenvolvimento Econômico do Supera Parque, afirma que a programação foi pensada de forma a facilitar a participação do público. “O evento, que utilizará toda a estrutura do SENAI Ribeirão Preto, é gratuito e os painéis acontecerão à tarde e à noite. As palestras e workshops interessam a todos os setores econômicos e perfis de empresas, da indústria ao varejo, de startups a grades organizações”. Ele explica que, apesar de gratuito, as vagas são limitadas, por isso é fundamental se inscrever com antecedência.

“O Inova é um evento que nasceu na ACIRP e carrega uma responsabilidade enorme, tendo contribuído para os diálogos e expansões de projetos de inovação em todo o município. Em parceria com a Secretaria de Inovação, o Supera e tantas outras entidades, o encontro cumpre, mais uma vez, a função de colocar Ribeirão Preto em posição de destaque no fomento e difusão de ideias e práticas inovadoras”, comenta Dorival Balbino, presidente da ACIRP. Desde sua primeira edição, em 2019, o Inova Ribeirão já impactou perto de 5 mil pessoas, de mais de 500 diferentes organizações.


Inscrições
O evento é gratuito e os interessados podem se inscrever pelo site do Inova Ribeirão, até o dia do evento ou enquanto houver vagas. A organização tem a expectativa de 1.200 pessoas ao longo dos três dias de evento. A programação completa, as inscrições e outras informações podem ser acessadas neste link: https://inovaribeirao.org.br/


Programação:

05/07: TENDÊNCIAS E FUTURISMO

Auditório

14h00 – Solenidade de abertura

15h20 – Metaverso e novas experiências virtuais de negócios

17h00 – Talk Show: Empresas que estão criando o futuro

18h30 – Palestra Magna: Decodifique Inovação

Arena Indústria

17:30 – Ciências de Dados no Chão de Fábrica

19h00 – A transformação digital através da gestão de engenharia em nuvem

Laboratório de Informática

14h às 16h – Casa Inteligente: desenvolvendo seu 1° Aplicativo com APP Inventor (by Ribeirão Valley)

Arena Startup

14h00 – Como tornar a sua startup irresistível a investidores e parceiros?

15h20 às 17h45 – Apresentação de startups de healthtech e biotech

18:30 – Desafio Integra Cidadão

Espaço Mentoria

14h00 às 18h00 – Mentorias sobre linhas de crédito, propriedade intelectual e exportações

Sala 01 Workshop

14h00 – Produtos digitais: do começo ao meio

14h50 – UX Design

15h40 – Pequenas ferramentas, grandes soluções: como criar um produto de forma simples e rápida

17h00 – Soft skills para desenvolvedores

06/07: EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DA INOVAÇÃO

Auditório

14h00 – O que você ainda não sabe sobre E-commerce e MKT Digital

15h20 – Anti-aging: a inovação rejuvenescendo negócios

17h00 – Talk Show: FAQ da Inovação: afinal, como implantá-la?

18h30 – Palestra Magna: Como alavancar a inovação na sua empresa

Arena Indústria

14h00 – Gestão da Manutenção 4.0

19h00 – Inovação no Preparo de Solo

Arena Startup

14h00 – Sem cliente sua startup não é um negócio: o caminho do protótipo ao mercado

15h20 às 17h45 – Apresentação de startups

18h30 – Desafio Integra Cidadão

Espaço Mentoria

14h00 às 18h00 – Mentorias sobre desafios jurídicos para parcerias e capital societário de startups e demais empresas, marketing digital e marketing digital inclusivo

Salas 01 Workshop

15h20 – Inovação na forma de atrair e reter talentos

17h00 – Inovação na forma de atrair e reter talentos

Laboratório de Informática

14h00 – Internet das Coisas, Robótica e Automação: desenvolva seu primeiro projeto com ESP32 (by Ribeirão Valley)

07/07: TECNOLOGIAS QUE TRANSFORMAM

Auditório

14h00 – O 5G é uma revolução para o seu negócio?

15h20 – Tecnologias que podem matar a sua empresa

17h00 – Talk Show: Os perrengues da transformação tecnológica

18h30 – Palestra Magna: Inovação: a criatividade na era digital

Arena Indústria

14h00 – Desmistificando Manufatura Subtrativa com Integração Robótica e Manufatura Aditiva / Impressão 3D (by Ribeirão Valley)

17h30 – Integração de sistemas de chão de fábrica

Arena Startup

14h00 – Empreendedores falham: é sobre isso e está tudo bem!

15h20 às 17h30 – Apresentação de startups

18h00 – Desafio Integra Cidadão

Espaço Mentoria

14h00 às 18h00 – Mentorias sobre modelo de negócios, marketing digital e comunicação científica e tecnológica

Sala 01 Workshop – Varejo

14h00 – NRF 2022: tendências inovadoras para o varejo

Oportunidades de inovação para o e-commerce

15h20 – Comunicação Phygital para inovar no varejo

            Visual Merchandising Inovador

17h00 – Mentorias sobre varejo criar um produto de forma simples e rápida


Realizadores
O Inova Ribeirão é um projeto coletivo, envolvendo onze instituições.  Para esta edição, conta com a realização da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto via Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento, tendo como coorganizadores ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto; AUSPIN – Agência USP de Inovação; IFSP de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Sertãozinho; INOVAJab Unesp Jaboticabal; SEBRAE Ribeirão Preto e Região; SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Ribeirão Preto; SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Ribeirão Preto; CDL / SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto; e SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto.


Também conta com os patrocínios das marcas Treesales Consultoria, Sanchez&Sanchez, IEL, EgMont e Corpworking, SKA, Cooperac.Inova Ribeirão
O Inova Ribeirão traz oportunidades de negócios para empresários de Ribeirão Preto e região. Ao reunir a hélice tripla da inovação da região (empresas, universidades e governos), promove conexões e parcerias entre demandantes e ofertantes de serviços tecnológicos. Acesse o site e confira a programação de 2022: inovaribeirao.org.br

not
Comentários