NotíciasOrlândia

Orlandino Gilberto Zancopé é destaque no mercado brasileiro

O “Caçador de negócios” Gilberto Zancopé, filho do finado Professor João Zancopé de Orlândia (SP), foi destaque no Jornal Valor Econômico este mês onde falou sobre como se especializou em investimentos em empresas que são “elefantes doentes”, promovendo nelas um choque de gestão e elevando-as a outro patamar, transformando-as em referência empresarial como é o exemplo da WAP e da Enova Foods. E também, sobre os investimentos em empresas “gazelas”, dando um fôlego para seu crescimento, como estamos fazendo com a CARE Natural BeautyLeads2bThe CoffeeZerezesLa Guapa Empório e Empanadas e Forever Liss.

Caçador de gazelas e elefantes doentes. Esse é o perfil do investidor de risco Gilberto Zancopé, um orlandino de fala mansa e postura discreta que hoje gere um fundo com R$ 260 milhões investidos em 14 empresas, sendo dono de marcas tradicionais do mercado brasileiro. Sinônimo de lavadora de alta pressão, a Wap está no portfólio dele desde 2006. O Kisuco, aquele suco em pó que tem uma simpática e sorridente jarra na embalagem é outro produto conhecido dos brasileiros que estão sob o seu guarda-chuva depois que ele adquiriu a Enova Foods, em 2020.

Tanto a Wap como a Enova Foods eram exemplos de “elefantes doentes que precisam ir para a enfermaria”, segundo o próprio dono atual das companhias. “Uma empresa fica doente tem a saúde organizacional enfraquecida por várias razões. Liderança tóxica, guerra de poder, enfraquecimento do produto, envelhecimento da gestão, entre muitos outros motivos. Quando isso acontece, nenhuma disciplina funciona mais direito. Marketing, finanças, comercial. Tudo desaba. É ai que entra o Gilberto Zancopé.


- Publicidade -


Segundo a reportagem do Rafael Vazquez de São Paulo (jornal em anexo), Zancopé não é um homem que tende a usar estrangeirismos e tampouco é o tipo de pessoa comum no mercado que busca sotaque nova-iorquino quando fala expressões em inglês.

Gilberto Zancopé esteve em Orlândia no dia 28 de novembro de 2020, onde participou da inauguração da Praça de Esportes que levou o nome do seu pai “João Zancopé”, na Praça dos Imigrantes em Orlândia-SP.

Na capa do VALOR – 16 de setembro de 2022

Família Zancopé. Foto Rangel Novacidade.com
Comentários