IORM intensifica atividades do Projeto Agenda Cultural que foram iniciadas no mês de março

Oficinas de Literatura e ações de formação cultural, apresentações voltadas à comunidade fazem parte do plano anual do Projeto Agenda Cultural, desenvolvido pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça em quatro cidades. O Projeto é realizado em parceria com o Ministério do Turismo, via Secretaria Especial da Cultura 

-A matéria continua depois da publicidade-

As Oficinas de Literatura realizadas no espaço da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento em Guaíra, a partir do dia 1º de março, deram início às atividades do Projeto Agenda Cultural, realizado pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – ORM em conjunto com o Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura. Durante os meses de março, abril e maio, os alunos das Oficinas de Literatura participaram de uma intensa programação oferecida na Biblioteca.   


As Oficinas de Literatura visam à dinamização do espaço da Biblioteca Energia do Conhecimento, localizada no Centro Cultural Colorado, sede do Instituto ORM em Guaíra. 

As oficinas, iniciadas em março, serão realizadas até o mês de dezembro e está voltada para os alunos do IORM das oficinas de Artes Usina da Dança.  

Estão previstos ao todo, 40 encontros presenciais com duração de 50 minutos cada. O objetivo das oficinas de Literatura é o de promover o desenvolvimento do potencial criativo, através do incentivo à leitura e do debate de diferentes obras literárias apresentadas e problematizadas buscando formar leitores atentos e críticos e proporcionar oportunidades de estímulo à criatividade e à expressão artísticas.   

Além das Oficinas propriamente dito, os alunos participam da programação que prevê contações de histórias para o público externo em diversos locais da comunidade de Guaíra e empréstimo de livros do acervo da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento. 

Os núcleos do IORM nos municípios de Ipuã, Orlândia e Miguelópolis também receberam, a partir do mês de março, as atividades previstas no Plano Anual do Projeto Agenda Cultural. 

Rodas de leitura e muito diálogo nas Oficinas de Literatura 

Durante o mês de março, foram realizadas 25 rodas de leituras e de conversa com o objetivo de proporcionar a abertura de espaços de diálogo que permita às alunas do IORM se expressarem e aprenderem em conjunto. 

Obras literárias, como Tarsilinha, A Semente da Verdade, O Grande Dia e A Felicidade das Borboletas de Patrícia Engel Secco; O Pássaro Sem Cor de Luís Norberto Pascoal e Dorina Viu, de Claudia Cotes, estiveram entre os livros selecionados para as rodas de leitura pelos educadores do IORM. A escolha das obras, pela equipe de educadores do IORM, deu-se por seus conteúdos, transmitindo e   estimulando a importância da verdade, da defesa da inclusão de pessoas com deficiência e da obstinação em superar de desafios. 

Datas comemorativas também são trabalhadas pelo IORM como um reforço dos conteúdos. O Dia Internacional do Livro Infantil, a 2 de abril e o Dia Mundial do Livro Infantil, a 18 de abril foram celebrados por meio da realização da Semana do Livro Infantil que intensificou ainda mais a oferta de livros infantis disponíveis na Biblioteca para os jovens leitores. A Semana teve ainda contações da História de Páscoa, pela contadora oficial do IORM, a educadora Elisabeth Ribeiro do Nascimento, a Teacher Beth. Os alunos do IORM também puderam assistir a sessões na Sala de Cinema Cinergia, com a exibição dos filmes Pinóquio, Três Porquinhos e Sítio do Pica-Pau Amarelo. 

Abril foi mesmo um mês consagrado aos livros, coma promoção de 15 rodas de leitura que trouxeram as obras História de Pascoa, de Lívia Alencar; Pássaro Sem Cor, de Luís Norberto Pascoal; O Copo e Água de Adenilson Lima e novamente, o livro Tarsilinha, de Patrícia Engel Secco.   

Cordel 

A literatura de cordel foi o tema abordado durante o mês de maio pelas oficinas de Leitura junto às alunas do IORM, das turmas 1 A e 2A do período da manhã, e 1A, 1B e 2A do período da Tarde. Por meio de um vídeo didático e da   entrega de material impresso, os alunos tiveram contato com a literatura de cordel e foram convidados a realizar pesquisas sobre o tema, recorrendo à internet e a diferentes livros de referência em suas casas, escolas e na Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento.  

A pesquisa trouxe várias referências sobre o Cordel e os alunos escolheram os temas e criaram seus próprios versos de cordel. Os temas trabalhados foram Cacto, Bailarina, Livros, Lua, Sol, Pata de Animais, Bandeirinha e Flor. Os cordéis produzidos foram exibidos em varais com prendedores confeccionados com tinta e glitter pelos alunos. Pronto, estava montada a exposição sobre Literatura de Cordel, assinada pelos alunos do IORM. A mostra recebeu a visita de pais, colaboradores e educadores do IORM. “Pudemos perceber o quanto foi gratificante para nossos alunos terem seus trabalhos e obras expostas e apreciadas pelo público”, destaca a coordenadora artística do IORM, Valéria Pazeto. 

O Projeto Agenda Cultural é uma realização do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – ORM e do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, aprovado pelo Pronac sob número Pronac 212460.   

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.