Notícias

Brasileiro prefere streaming à TV paga

As casas brasileiras assinam mais plataformas de streaming do que TV a cabo. É o que mostram os dados divulgados nesta quinta (9) pelo IBGE, em pesquisa feita no fim de 2022.

Em números:
43,4% das casas com aparelhos de TV no Brasil em 2022 tinham serviços pagos de streaming de vídeo. O recorte correspondia a 31,1 milhões de lares.

27,7% dos domicílios com televisor tinham acesso aos serviços de TV por assinatura. A proporção correspondia a 19,8 milhões de endereços.
Esta é a primeira vez que o instituto analisa os números relacionados ao streaming, então não há comparação com anos anteriores. A TV por assinatura, por outro lado, vem caindo. Em 2016, ela estava presente em 33,9% dos domicílios com televisor.

Mesmo em queda, o modelo de negócios da TV paga tem servido de inspiração para os serviços de streaming, que buscam maneiras de rentabilizar sua base de assinantes. São exemplos disso:


- Publicidade -



Os anúncios veiculados antes e durante as produções nos planos mais baratos;

A restrição ao compartilhamento de senha com pessoas de outras casas, que começou com a Netflix e deve ser seguida pelas rivais;

Os acordos para a compra de direitos de transmissão de eventos esportivos –a Amazon, por exemplo, já transmite a Copa do Brasil no Prime e deve ficar com algumas partidas do Brasileirão a partir de 2025.


A diferença está no tipo de conteúdo que o streaming oferece –personalizado, em que a IA (inteligência artificial) se adapta ao gosto dos usuários. Na TV por assinatura, o espectador precisa ficar zapeando os canais para encontrar aquilo que lhe agrada.

Outro número que ajuda a entender o crescimento do streaming no país está na proporção de domicílios com TV com acesso à internet.

Em 2022, o aparelho foi usado por 47,5% das pessoas de dez anos ou mais que acessaram a internet, ficando à frente do notebook (35,5%) e só atrás do celular (98,9%). Os números são do IBGE.rs

Fonte: IBGE: streaming de vídeo está em 43,4% das casas com TV – 09/11/2023 – Mercado – Folha (uol.com.br)

Comentários