NotíciasRibeirão Preto

Agrishow 2022: Guia completo da maior feira do agronegócio na América Latina

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) irá oferecer ao público da Agrishow 2022, em Ribeirão Preto (SP), um estande com 75 expositores, capacitações, rodada de negócios e competição para startups.

A organização espera receber durante o evento, que ocorre entre 25 e 29 de abril, cerca de 3 mil produtores dos segmentos de olericultura, fruticultura, café e pecuária de leite, que visitarão o espaço por meio de 77 missões técnicas organizadas pelo Sebrae, partindo de todo o estado de São Paulo.

Todas as ações são realizadas em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Expositores

Os 75 expositores selecionados, entre pequenas empresas, produtores rurais e startups, apresentarão seus produtos e serviços durante os cinco dias de evento, sendo 15 expositores por dia.


- Publicidade -


O time de consultores de agronegócios do Sebrae também estará à disposição do público para tirar dúvidas e apresentar as soluções oferecidas pela entidade nas áreas de gestão, tecnologia e acesso ao mercado.

“Sabemos que o acesso ao mercado é um dos desafios dos empreendedores e nossas ações foram traçadas para promover o pequeno negócio, inclusive as startups, que fazem parte desse movimento de trazer soluções para os problemas reais do agronegócio”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae, Wilson Poit.

Arena do Conhecimento

Na segunda-feira (25), o local vai abrigar uma discussão sobre Arranjos Produtivos Locais (APLs), onde serão apresentadas estratégias e parcerias eficazes para o setor.

Além disso, neste dia haverá a apresentação de quatro cases de sucesso: APL Mandiocultura de Bebedouro, APL Apicultura de Salesópolis, APL Cafeicultura de Caconde e APL Agrotech de São José dos Campos.

Já na terça (26), pela manhã, serão apresentados os projetos integrados e na parte da tarde será a vez de falar sobre o Selo Arte, certificado que assegura que o produto alimentício de origem animal foi elaborado de forma artesanal.

Por fim, na quarta-feira (27), a ‘Arena do Conhecimento’ vai receber um encontro de gestores de inovação de empresas do agronegócio.

Rodada de negócios

A rodada de negócios vai movimentar o estande do Sebrae no terceiro dia, 27 de abril, das 13h às 17h. Dez empresas compradoras vão negociar com 100 pequenas empresas inscritas previamente e pré-selecionadas.

De acordo com o Sebrae, as empresas compradoras têm interesse em diversos produtos e serviços, dentro das áreas de alimentos e bebidas, confecções, materiais de limpeza e higiene, peças e equipamentos, computadores, serviços de construção civil e manutenção.

Inovação

Nos dias 28 e 29 de abril, o Sebrae vai promover o Hackathon Agrishow, das 9h às 17h, com a participação de startups, empreendedores e potenciais empreendedores.

Durante a dinâmica, os participantes terão a oportunidade de desenvolver soluções frente aos desafios mapeados com o apoio de mentores.

Serão dois dias de imersão passando pela exploração e aprofundamento dos desafios até a construção de soluções viáveis. Ao final, a banca de especialistas irá julgar as melhores soluções.

Agrishow 2022

O evento, que havia sido cancelado em 2020 e 2021 por conta da pandemia de Covid, retoma as atividades em Ribeirão Preto (SP) na edição de 2022. Depois de três anos, a Agrishow espera reunir mais de 150 mil pessoas em um espaço de 520 mil metros quadrados com 800 expositores nacionais e internacionais.

Considerada a principal feira do agronegócio na América Latina e a maior feira a céu aberto do mundo, a Agrishow visa reunir inovações em agricultura de precisão, fertilizantes, pecuária, irrigação, máquinas agrícolas, entre outros setores, além de colocar os potenciais compradores em contato direto com linhas de crédito oferecidas pelos bancos para a viabilização dos negócios.

A estimativa para este ano, de acordo com a organização, é que a feira crie mais de 5 mil empregos indiretos e diretos e movimente até R$ 6 bilhões, o dobro do obtido na edição de 2019, de R$ 2,9 bilhões.

Comentários