EventosNotícias

Sinfônica de Ribeirão, coro e solistas apresentam ópera Carmen

Grande produção da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, com coro e solistas, a ópera Carmen, estreia com duas récitas em Ribeirão Preto, dias 10 e 11 de novembro no Theatro Pedro II, e uma apresentação, dia 12 no Teatro Municipal de Batatais. A regência será de Reginaldo Nascimento, com direção artística de Paulo Esper, da Cia Sol’Ópera, e preparação do coro pela maestrina Snizhana Drahan. A ópera de Georges Bizet, composta em 1875, é uma das mais encenadas nos grandes palcos mundiais.



Cerca de 120 pessoas estão envolvidas na produção. São músicos da orquestra, coralistas (soldados, ciganos, populares de Sevilha), produção (cenários, figurimos, visagismo, comunicação e marketing). Carmen será protagonizada pela soprano Mere Oliveira, premiada em diversas competições de canto lírico no Brasil e América Latina, e o soldado Don José pelo tenor Alan Faria, especializado em canto erudito pela Accademia della voce del Piemonte de Turim (Itália), com participações em concertos em todo o Brasil, incluindo a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.



Ópera Carmen
Sevilha, na Espanha do século XIX é o palco de Carmen, cigana sedutora, de personalidade forte e independente, que protagoniza uma série de eventos para conquistar o coração do soldado Don José. Ciúme, amor, revolta, lágrimas e tragédia permeiam a história deste drama de altas emoções. A certa altura, a protagonista se envolve com o toreador Escamillo e Don Jose cai em profundo desespero e ciúme. Livre e envolvente, a cigana quebra as convenções da época e torna a obra atemporal. Carmen traz canções inesquecíveis como “Habanera” e “Canção do Toreador”, que emocionam todas as plateias.



Regência

O maestro Reginado Nascimento é titular da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Formado em Música pela USP Ribeirão Preto, tem atuado como regente convidado na Europa e Estados Unidos, com destaque para Filarmônica de Murmansk, MAV Symphony e Radom Orkiestra Kameralna. Também atuou à frente da Sonoma County Philarmonic e Lousiana Chamber Orchestra. No Brasil, colaborou com a Orquestra Jovem do Estado. Recebeu a medalha de Honra ao Mérito Carlos Gomes e faz parte das academias de Música de São Paulo e do Brasil.

A ucraniana Snizhana Drahan preparou o Coro da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP e mestre em Artes pela ECA-USP, é regente de coro Sinfônica de Ribeirão há 15 anos.

A produtora do espetáculo, Mariana Caran trouxe Paulo Esper para a direção artística. Esper já produziu mais de 1.700 espetáculos entre óperas recitais e concertos com grandes artistas brasileiros e estrangeiros. É idealizador e realizador do Concurso Brasileiro de Canto Maria Calas, criado em 1993, e produz a série Grandes Vozes desde 1997, trazendo nomes consagrados para concertos, recitais, conferências e cursos.


- Publicidade -


Mere Oliveira interpreta Carmen

Ficha técnica
Regência – Reginaldo Nascimento
Direção artística – Paulo Esper
Regente do coro – Snizhana Drahan
Participação – Coro da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

Personagens
Mere Oliveira – Carmem
Alan Faria – Don José
Gustavo Rocha – Escamillo
Igor Lourenço – Escamillo
Thayana Roverso – Micaëla
Carla Barreto – Frasquita
Cristina Modé – Mercédès
Vinicius Simião – Remendado
Lucas Cerqueira – Dancaïre
Mario Cenedesi – Morales
Bruno de Assis – Zuñiga
 

“Carmen” é uma produção Ministério da Cultura, Cia Sol’Opera, Associação Musical de Ribeirão Preto, Theatro Pedro II, Secretaria da Cultura e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.


AGENDA

Ópera Carmem – George Bizet
Theatro Pedro II – Ribeirão Preto
Quando: 10 e 11/11 – 19h30
Local: Rua Álvares Cabral 370, Centro, Ribeirão Preto
 

Teatro Fausto Belini – Batatais
Quando: 12/11 – 19h30
Local: Praça Dona Carolina Zanetti Soriani, Centro, Batatais
Ingressos: bilheterias do Theatro Pedro II e Teatro Municipal de Batatais e pela internet Ingressos: bilheteria Theatro Pedro II ou Link
Informações WhatsApp: (16) 99328-9641

Comentários