EventosNotíciasSertãozinho

4º Festival de Dança da Instituição Aparecido Savegnago reproduz obras da Semana de Arte Moderna de 1922

“Simplesmente Arte!”. Esse é o tema do 4º Festival de Dança realizado pela Instituição Aparecido Savegnago (IAS) que, nessa edição, homenageia o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

De forma irreverente, os alunos reproduzem as obras misturando elementos cênicos para retratar a arte que marcou o início da manifestação modernista no país.

O diretor artístico do espetáculo e professor de dança da IAS, Adriano dos Santos, comenta sobre o desafio de criar movimentos corporais que façam alusão às famosas obras expostas cem anos atrás no Teatro Municipal de São Paulo.

“O nosso propósito foi homenagear os artistas. E isso foi muito importante do ponto de vista do conhecimento, pois as nossas crianças mergulharam no universo da pintura e puderam fazer a imersão mesclando as artes da dança e da pintura”, explica.


- Publicidade -


Elementos em cena

Um desses quadros é “O Café”, de Cândido Portinari. Em um cenário rico em elementos cênicos, os alunos encenam movimentos que retratam o trabalho na colheita ao som da canção “Cangaço”, do grupo musical Cabruêra.

Além disso, ao longo da apresentação, os alunos reproduzem outras oito telas, sempre acompanhados de músicas contagiantes, várias surpresas e um cenário envolvente.

O 4º Festival de Dança da IAS, que marca o encerramento do ciclo 2022, reúne 26 alunos de 9 a 16 anos que são auxiliados, no palco, pelos integrantes da Orquestra Beija-Flor.

E essa junção de grupos, além dos ensaios das diferentes turmas, foi um desafio à parte, como lembra o diretor artístico. “Tínhamos apenas um encontro semanal de uma hora de duração. Não foi fácil criar um espetáculo dessa magnitude em um tempo reduzido, mas conseguimos e o resultado ficou lindo”, conclui Santos.

Projeto Beija-Flor

Em 2022, está em execução o Projeto Beija-flor – ano 5, que foi aprovado no mecanismo de incentivo fiscal do Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo. Conta com patrocínio das seguintes empresas: ouro – Savegnago Supermercados, Grupo Toniello, Usina Alta Mogiana; prata – Unilever, Caldema, Café Três Corações, Eletrofrio e Siamar, bronze: Triex, DMB Máquinas e Café Utam.

Serviço

4º Festival de Dança IAS – Com a participação de alunos e alunas do curso de dança e Orquestra Beija-Flor

Data: 17 de novembro de 2022

Local: Teatro Municipal de Sertãozinho | R. Washington Luiz, 1131, Jd. Sumaré

Horário: 19h30

Gratuito

Comentários