NotíciasRibeirão Preto

RIBEIRÃO PRETO | Markestrat e Grupo SEB se unem e lançam a Harven Agribusiness School

A Markestrat Agribusiness, empresa de projetos de consultoria, inteligência de mercado e educação corporativa voltada para o mercado agro brasileiro e internacional, e o Grupo SEB, um dos maiores grupos de educação do país, se uniram para criar a Harven Agribusiness School. Somando a expertise da Markestrat no setor agro, tanto no mercado quanto no meio acadêmico, e a trajetória de 60 anos do Grupo SEB, a escola de agronegócios vai oferecer, além dos atuais programas In Company, cursos de graduação e MBAs voltados exclusivamente para a formação de profissionais do agronegócio a partir de 2024. Com investimento previsto de R$ 100 milhões para os próximos cinco anos e com sede em Ribeirão Preto, capital brasileira do agronegócio, a Harven Agribusiness School planeja chegar a 3.500 alunos de graduação, pós e especializações nacionais e internacionais.

“Nosso objetivo é formar profissionais capacitados para a atuação no agribusiness, mercado em que o Brasil é um dos líderes globais e com maior potencial de crescimento futuro. A Harven Agribusiness School é uma solução de ensino aplicado e global que vem de empresários do agro desenhada para formar talentos para o agro. Os cursos estão sendo pensados para estimular a completa conexão dos alunos com o mercado, incluindo os principais nomes e empresas do setor atuando como professores e tutores. Será uma proposta totalmente de mercado, com visão global, ao nosso estilo”, explica o professor e doutor Marcos Fava Neves, sócio-fundador da Markestrat e da Harven Business School. Neves é conhecido mundialmente por sua atuação como pesquisador e especialista em agronegócio, com 80 livros lançados como autor e organizador, além de 200 artigos publicados em veículos científicos no Brasil e no mundo. Ele também é o idealizador da plataforma DoutorAgro.

Vista aérea da Harven, no Dabi Business Park

Fundador e CEO do Grupo SEB, que está presente em mais de 30 países por meio da Maple Bear, maior rede de escolas bilíngues do mundo, Chaim Zaher reforça a importância da associação com a Markestrat: “Essa união nos permite expandir nosso portfólio do setor educacional agregando o segmento de agronegócio, que está em franca expansão e necessita de profissionais cada vez mais qualificados. Estamos extremamente felizes com o lançamento da Harven Agribusiness School, que contará com investidores internacionais”, afirma Chaim Zaher. O Grupo SEB também atua no Ensino Superior por meio da UniDomBosco e da Escola Paulista de Direito.

Inovadora e alinhada às necessidades do mercado, a Harven terá cinco propostas de profissionalização e imersão no agronegócio. Serão oferecidos dois cursos de graduação (Administração com foco em negócios agroindustriais e Engenharia de Produção voltada para tecnologia do agronegócio); pós-graduações e especializações presenciais e virtuais; educação corporativa; intercâmbios; e plataforma de assinaturas digitais. Para tanto, a Harven conta com a expertise internacional da Markestrat Agribusiness, que já prestou serviços para mais de 450 companhias em 30 países.


- Publicidade -


As aulas, ministradas por professores com atuação no mercado nacional e internacional, serão voltadas para os principais elos da cadeia produtiva do agronegócio, como insumos, serviços, bens de capital, atacado e varejo. Grandes tendências do mercado corporativo também serão priorizadas. Entre elas, Empreendedorismo, Governança, Desenvolvimento de Soft Skills, User Experience e Data Science. 

Harven se insere como elo fundamental no desenvolvimento do setor, que em 2021 representou mais de 27% do PIB brasileiro de acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada/USP. Para se tornar referência no ensino mundial de agronegócio, a Harven vai promover conexões e parcerias com universidades e centros de pesquisas internacionais, além da IFAMA (International Food and Agribusiness Management Association), principal associação mundial de lideranças do agronegócio, da qual é associada e representante no Brasil.

O lançamento da Harven é a primeira etapa de um plano maior de investimentos da Markestrat e do Grupo SEB. Ancorado na educação, as companhias planejam criar em Ribeirão Preto, a Cidade do Agronegócio, um ecossistema global voltado para o agribusiness com serviços, centro de eventos, hub de tecnologia e hospedagem, entre outras iniciativas.

Foto: Marcos Fava Neves e Chaim Zaher

Sobre a Markestrat Agribusiness

Inaugurada em 2004, a Markestrat Agribusiness tem expertise em soluções de negócios no setor do agronegócio nacional e internacional. A companhia trabalha com estratégias personalizadas em três frentes diferentes: Consultoria de Negócios, Educação Corporativa e Inteligência de Mercado. Nos quase 20 anos de atuação, já realizou mais de 1.200 projetos para mais de 450 clientes do agro em 30 países. Na Educação Corporativa capacitou mais de 15 mil pessoas em 93 companhias do agronegócio dentro e fora do Brasil. Também foi responsável pelo treinamento de mais de 300 executivos de empresas estrangeiras. Na área acadêmica, a Markestrat tem mais de 80 livros publicados sobre Gestão dos Agronegócios em dez países, além de 250 artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais. Seu objetivo é construir a agricultura e a pecuária do futuro através do desenvolvimento de líderes setoriais, bem como gestores das empresas do agronegócio, colaborando para tomadas de decisões mais eficientes.

Sobre o Grupo SEB

O Grupo SEB – Sistema Educacional Brasileiro – conta com uma trajetória de 60 anos como especialista em Educação. Considerado um dos maiores grupos educacionais do país, focado sempre na inovação, excelência e diferenciação, tem hoje sua atuação essencialmente focada na Educação Básica, segmento em que é líder no Brasil. Empregando mais de 6 mil colaboradores, possui 300 escolas, entre próprias e parceiras, atendendo a um total de 350 mil alunos, por meio das marcas: Escola Bilíngue Pueri Domus, Sphere International School, Escola Carolina Patrício, Escola Concept, Escolas SEB, AZ, Visão e Maple Bear. Para gerenciar operações robustas e agregar qualidade e agilidade às operações, o Grupo SEB criou unidades de negócios independentes, tais como: SEB Educação – rede de escolas próprias, franquias (Luminova, Sphere International School e Maple Bear), Ensino Superior e a Conexia Educação, referência em soluções educacionais inovadoras. O Grupo SEB atua ainda no segmento de Ensino Superior, por meio do Centro Universitário Unidombosco e da Escola Paulista de Direito, somando mais de 20 mil alunos matriculados, nas modalidades presencial e a distância

Comentários