NotíciasRibeirão Preto

Em espetáculo de teatro, um pescador se torna contador de estórias para vencer o preconceito

Após montar por engano a Mula sem cabeça, em suas andanças para buscar sustento na floresta, o pescador Zé Barbado tem seu rosto queimado e uma barba que passa a crescer magicamente em cor de fogo. Entristecido pela discriminação dos moradores, ele encontra refúgio nas matas, onde passa a conviver com seres lendários do folclore brasileiro. Na companhia de personalidades tão singulares como a do saci, boitatá, cuca e iara, o pescador descobre os talentos da diversidade e supera o preconceito compartilhando estórias bem-humoradas sobre suas aventuras nas vilas que encontra pelo caminho. 

Com um enredo que conscientiza sobre o respeito às pessoas e ao meio ambiente através da cultura popular, a peça de teatro infantil “Os causos do Zé Barbado” chega aos palcos da internet. O espetáculo de bonecos está disponível de forma gratuita no canal do Youtube da produtora artística Cia Camarim, por uma realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, via ProAC ICMS e com patrocínio da Coca-Cola FEMSA Brasil. 

A turnê teatral, que havia contado com uma versão presencial em período anterior à pandemia de covid-19, teve sua composição adaptada para seguir com as apresentações nas plataformas digitais. A nova montagem cênica renova detalhes do cenário e do figurino para viabilizar o roteiro filmado, preservando a inspiração artesanal que é marca da estética da Companhia. “Embora tenhamos como base personagens muito tradicionais, acrescentamos uma personalidade e uma narrativa de vida para cada um deles. Com isso, conseguimos apresentar ao público figuras já conhecidas, mas de uma forma nova”, explica Bruno Wan-Dick, diretor do espetáculo e líder da Cia. Camarim há 17 anos. 

A proposta do novo projeto infantil é proporcionar uma experiência divertida e de aprendizado cultural para as crianças. O conteúdo do espetáculo tem classificação livre e ficará disponível on-line por um período inicial de três meses. Uma coleção de livros com os relatos de Zé Barbado e seus amigos do folclore brasileiro também está em processo de produção para um lançamento próximo. 


- Publicidade -


Ficha Técnica 

Espetáculo: Os causos do Zé Barbado 

Tema: Diversidade, preconceito e bullying 

Gênero: Lendas e mitos, teatro de bonecos 

Conteúdo: Folclore brasileiro 

Classificação: Livre 

Público-alvo do projeto: crianças de 5 a 12 anos 

Texto e direção: Bruno Wan-Dick 

Produção: Cia. Camarim 

Produção cinematográfica: Síntese Filmes 

Estúdio: TV UNESP 

Realização: Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa 

ProAC ICMS 

Patrocínio: Coca-Cola FEMSA Brasil 

Youtube Cia. Camarim: 

https://www.youtube.com/ciacamarim

Facebook Cia. Camarim: 

https://www.facebook.com/ciacamarim

Instagram Cia. Camarim: @ciacamarim 

Comentários