NotíciasOrlândia

Operação Metalmorfose | Receita Federal cumpre mandados contra sonegação fiscal em Orlândia

ATUALIZADO ÀS 18h30 – 10/05/2024: Nesta quinta-feira (9/5), foi deflagrada a Operação Metalmorfose por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Estado de São Paulo (CIRA-SP) – integrado pelo MPSP, pela Secretaria de Estado da Fazenda e do Planejamento e Procuradoria-Geral do Estado – e pela Receita Federal do Brasil (RFB). Com a iniciativa, busca-se desarticular fraude fiscal estruturada perpetrada por grupos econômicos atuantes no ramo de metais, em especial produtos de cobre.

A Operação Metalmorfose tem como objetivo de desmantelar complexo esquema no setor de cobre utilizado que emitiram R$ 17 bilhões em notas fiscais por 113 noteiras de 2018 a 2020. As sonegações fiscais ocorriam por meio de um esquema sofisticado que envolvia basicamente três núcleos de atuação: empresas fantasmas “noteiras”, empresas fornecedoras de cobre e empresas do setor de cobre, do estado de São Paulo.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Mauá, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Sorocaba, Campinas, Sumaré, Jundiaí, Espírito Santo do Pinhal, Indaiatuba, Bertioga, Orlândia, Ribeirão Preto, Jambeiro e Joinville (SC). Participaram da operação 45 integrantes do Ministério Público, 112 auditores fiscais estaduais, 83 auditores fiscais federais, 14 integrantes da Procuradoria-Geral do Estado, além de 200 policiais civis e 45 policiais militares do Estado de São Paulo.

A Sefaz-SP participou da ação com 112 auditores fiscais da Receita Estadual, de dez diferentes Delegacias Regionais Tributárias (DRTs) espalhadas pelo Estado de São Paulo.


- Publicidade -


RESUMINDO: É UMA OPERAÇÃO INTERESTADUAL ENVOLVENDO COBRE NO QUAL A UMA DIFERENÇA DE ALÍQUOTA E A NECESSIDADE DE SE CONSEGUIR MAIS CRÉDITO DE ICMS ATRAVÉS DE EMPRESAS FRIAS.

GRUPO INTELLI

Um dos alvos da operação em Orlândia (SP) foi o Grupo Intelli situado na Rua 6 esquina com a Marginal Direita. Em Nota, o Grupo Intelli informa que foi surpreendido com mandados de busca e apreensão e que permanece à disposição das autoridades para conclusão da fiscalização.

Um dos alvos da operação em Orlândia (SP) foi o Grupo Intelli situado na Rua 6 esquina com a Marginal Direita.
Comentários