NotíciasOrlândia

Orlândia recebe Prêmio Luiza Matida pela redução da transmissão vertical de sífilis congênita

O município de Orlândia recebeu, neste mês, o Prêmio Luiza Matida em reconhecimento aos resultados positivos nas ações para redução da transmissão vertical da sífilis congênita, ou seja, a contaminação transmitida de mãe para filho durante a gravidez ou parto.

A premiação ocorreu durante uma reunião da Comissão de Intergestores Regionais na Direção Regional de Saúde (DRS-VIII), na cidade de Franca (SP). O município de Orlândia foi homenageado com uma placa de menção honrosa “Luiza Matida” pelos indicadores de impacto e processo na redução da transmissão vertical da sífilis congênita no ano de 2022.

O secretário municipal de saúde, Dr. Fábio Polimeno, atribuiu o prêmio à dedicação e ao excelente trabalho realizado pelas equipes de saúde de Orlândia. Por meio da atenção básica, ações de prevenção, disponibilidade de testes, acompanhamento e tratamento das diversas Infecções Sexualmente Transmissíveis e AIDS, foi possível conquistar esse resultado.

Luiza Matida foi uma médica já falecida que trabalhou por 20 anos no Centro de Referência e Treinamento do Programa de DST/AIDS-SP, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde. Ela coordenou a elaboração e a implantação de políticas públicas e estratégias para a eliminação da transmissão vertical do HIV e da sífilis no Programa Estadual de DST/Aids. Em homenagem a Luiza Matida, o Programa Estadual DST/Aids-SP nomeou o prêmio destinado aos municípios do Estado de São Paulo que alcançam a meta de eliminação da transmissão vertical do HIV e da sífilis.


- Publicidade -


FOTO: Representando a Secretaria Municipal de Saúde de Orlândia, Tiago, Josi e Giane.
Fonte: Prefeitura de Orlândia

Comentários