NotíciasOrlândia

EMEB Maria Aparecida lança Projeto “MaReais” em comemoração aos 40 anos da escola

A EMEB Prof.ª Maria Aparecida lançou o Projeto “MaReais” na última quinta-feira (11). O projeto consiste na criação de uma moeda fictícia com o mesmo nome, elaborada em comemoração aos 40 anos da escola.

O objetivo do projeto é promover uma abordagem intertransdisciplinar, aproveitando o fato de a escola funcionar em período integral, com oficinas e disciplinas regulares, como Ciências, Sustentabilidade, Empreendedorismo, Projeto de Vida e Matemática. Através dessas ações, pretende-se incentivar os alunos a desenvolver habilidades empreendedoras, destacando a importância de fazer planos para o futuro e adotar atitudes que os ajudem a alcançar seus objetivos.

O projeto também busca demonstrar diferentes tipos de empreendedorismo, incluindo o sustentável, social, financeiro e pessoal. Além disso, visa desenvolver habilidades para o uso consciente do dinheiro, ensinar a poupar e a pensar nas ações de compra e venda de forma a evitar prejuízos. A arte sustentável será valorizada como uma forma de obtenção de renda. Também será incentivada a prática de valores e o desempenho acadêmico, visando melhorar o rendimento e os resultados dos alunos nas provas.

A professora de empreendedorismo trabalhará conteúdos relacionados às ações que geram renda e lucro ao longo do projeto, enfatizando a importância de valorizar o dinheiro e as formas de economizar. Já a professora de Sustentabilidade produzirá peças de artesanato sustentável que serão vendidas entre os alunos.


- Publicidade -


A nota fictícia foi criada em homenagem à Sra. Maria Aparecida de Melo e Souza, cujo nome foi dado à escola. A cédula possui a estampa de seu rosto, uma vez que este ano marca o 40º aniversário da EMEB Maria Aparecida.

Os alunos recebem o “dinheiro” como recompensa por suas boas ações na escola, como bom comportamento, desempenho acadêmico, participação em projetos realizados em parceria com entidades externas, como o Orlândia 100% Recicla (projeto desenvolvido com a Cooperlol) e o Reviva o Óleo (projeto desenvolvido em parceria com a empresa Brejeiro), entre outros.

A nota fictícia foi criada em homenagem à Sra. Maria Aparecida de Melo e Souza, cujo nome foi dado à escola. A cédula possui a estampa de seu rosto, uma vez que este ano marca o 40º aniversário da EMEB Maria Aparecida.

Também são consideradas ações éticas, prática de valores e colaboração para manter a paz e a amizade entre os colegas. Além disso, são levados em conta a disciplina em sala de aula, evitando advertências e/ou suspensões, bem como os alunos que se destacam com boas notas e superam dificuldades.

Ao final de cada mês, os alunos que cumprirem as propostas descritas recebem uma quantia de “MaReais” e podem utilizá-la para adquirir produtos na feirinha mensal, como copos térmicos, caixas de som e fones de ouvido (objetos doados por comerciantes locais que colaboram com a escola), ingressos para sessões de cinema realizadas no anfiteatro da escola (com direito a combo de pipoca e refrigerante), e participação em passeios, entre outras opções.

Todos os professores da escola estão envolvidos e colaboram para o alcance dos objetivos de aprendizagem do projeto.

Comentários