EventosNotíciasNuporanga

Nuporanga recebe o espetáculo Reciclown Circus no dia 20 de março

A Cia Raros Circo Teatroapresenta uma nova turnê do espetáculo temático “Reciclown Circus”, para estudantes da rede pública de ensino de cidades do interior paulista. A próxima apresentação, que tem como foco principal a questão ambiental e o lixo, acontece nesta sexta-feira (17/3), às 10 horas, em Mococa, no Teatro Municipal “Pedro Ângelo Carmin (Praça Marechal Deodoro, 82). Na próxima segunda-feira, dia 20, às 14h, o espetáculo estará em Nuporanga, no EMEB Dona Maria Carolina de Lima (Rua Bernardino Pereira da Silva, 509). A participação é gratuita e conta ainda com uma roda de bate-papo após o espetáculo, aproximando a relação dos artistas com o público.

Em fevereiro, no dia 15, o espetáculo já passou por Barretos, no Teatro Cine Barretos “Osório Falleiros da Rocha”, e reuniu um público de 430 pessoas. No ano passado, o projeto percorreu 14 cidades da região de Ribeirão Preto e atraiu um público de 4 mil pessoas. A expectativa para esse ano é alcançar mais de 8 mil estudantes.

Com a proposta de incentivar uma reflexão entre o público infantojuvenil sobre a importância do uso de materiais reutilizáveis e da valorização das profissões de gari e do catador de lixo reciclável, o “Reciclown Circus” traz à tona questões ambientais, com apelo educativo. O espetáculo – uma comédia que mescla as modalidades de circo e o teatro – fala da importância de pequenas ações e seus impactos na vida de cada um. Com humor e poesia, os artistas trazem à cena reflexões sobre a interferência direta da sociedade no que se refere à dualidade entre consumo e meio ambiente.

“Invisíveis” e discriminados, os personagens da trama desenrolam os temas com números de malabarismo, equilibrismo, mágica, percha e duo acrobático. “Queremos despertar, de maneira lúdica e ao mesmo tempo prática, a percepção da problemática socioambiental em cada município que iremos nos apresentar. Temas como separação, reutilização e reciclagem de materiais fazem parte dos ensinamentos. E, ainda, queremos chamar a atenção para o nosso papel social em conscientizar e transformar o modo como lidamos com o lixo que produzimos”, explica Fábio Brasileiro, artista e coordenador geral da Cia Raros Circo Teatro. Segundo ele, o que serviu de inspiração para a criação do espetáculo foi um dado da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe): o brasileiro produz cada vez mais lixo – são 1,5 milhão de toneladas por semana.


- Publicidade -


O projeto “Reciclown Circus” foi o primeiro colocado entre 21 escolhidos (foram 219 projetos inscritos no edital ProAC 08/2021 – Circo / Circulação de Espetáculo), para apresentações em 18 cidades no Estado de São Paulo (Nuporanga, Barretos, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Lençóis Paulista, Marilia, Sorocaba, Mococa, Itapeva, Registro, São José dos Campos, Guarujá, Caieiras, Barueri, Poá, Mauá e Araraquara). As apresentações acontecem, gratuitamente, em teatros, escolas municipais e estaduais, com o objetivo de auxiliar os esforços de educadores e arte- educadores que tratam de assuntos ligados ao meio ambiente e reciclagem.

Sobre a Cia

Fundada em 2016, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, por Fábio Brasileiro, João Marcílio e Daniella Brasileiro, a Cia Raros Circo Teatro é um grupo de circo e teatro de repertório, que aposta no trabalho para além dos limites do espaço cênico. As pesquisas que balizam a concepção de cada espetáculo são realizadas em quatro eixos: popular (não apenas como linguagem, mas como meio de produção e difusão cultural), dramaturgia autoral, ocupação de ruas e espaços não convencionais, compartilhamento de saberes e formação de público.

Desde 2017, a Raros Circo Teatro tem realizado apresentações e ações formativas em cidades afastadas dos grandes centros urbanos do Brasil. Promoveu circulações em pequenas cidades e povoados no sertão Nordestino (Paraíba e Ceará), e ainda executa circulações independentes em cidades do interior paulista em escolas, ruas e praças. Tem em seu repertório quatro espetáculos: “Clownfusão, Os Internacionalmente Desconhecidos” (2016); “Clownflitos Amorosos” (2019); “Reciclown Circus” (2021) e o “Tradição, Paixão e Circo” (2022), todos com premiações e inúmeras apresentações no estado de São Paulo.

A companhia tem alcançado destaque no cenário cultural e críticas positivas nos últimos anos, sempre valorizando a linguagem do circo e teatro, com um olhar sensível sobre a multiplicidade da poética da arte circense, pensando nas infinitas possibilidades do campo de atuação cênica. É presença constante em festivais nacionais e internacionais.


Redes Sociais da Cia
Instagram:
 @raroscircoteatro
Site: https://www.youtube.com/@RarosCircoTeatro

SERVIÇO
Espetáculo “Reciclown Circus”
Nova temporada em escolas públicas do interior paulista
Cidade: Mococa (SP)
Data
: 17/3/2023
Horário: 10 horas
Local: Teatro Municipal “Pedro Ângelo Carmin – (Praça Marechal Deodoro, 82)
*Participação gratuita para estudantes das escolas agendadas


Cidade: Nuporanga (SP)
Data: 20/3/2023
Horário: 14 horas
Local:  EMEB Dona Maria Carolina de Lima (Rua Bernardino Pereira da Silva, 509 – Centro)
*Participação gratuita para estudantes das escolas agendadas

Comentários