NotíciasSertãozinho

Prefeitura de Sertãozinho exonera 263 comissionados por inconstitucionalidade

A Prefeitura de Sertãozinho (SP) exonerou 263 servidores públicos comissionados após Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) movida pela procuradoria-geral da Justiça. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 1 de novembro.

A Adin dispõe sobre a criação de cargos em comissão e funções de confiança, que “não se amoldam às atribuições de assessoramento, chefia e direção, senão funções técnicas, burocráticas e operacionais a serem exercidas por servidor investido em cargo de provimento efetivo”.

CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO: Faça parte do nosso GRUPO DO WHATSAPP para receber, em primeira mão, notícias e vagas de emprego de Orlândia (SP) e região.

Entre os exonerados, estão servidores públicos que ocupavam cargos de diretor de Departamento de Atos Oficiais, chefe de Seção de Expediente e chefe de Seção de Documentação, por exemplo.

O que diz a prefeitura

Por meio de nota, a Prefeitura de Sertãozinho informou que fez a exoneração dos 263 cargos comissionados e funções gratificadas na semana passada e protocolou à Câmara de Vereadores proposta de reorganização administrativa para alinhar a estrutura administrativa com os ditames constitucionais e que aguarda possível aprovação do legislativo.


- Publicidade -


“O TJSP determinou que a Prefeitura modifique as legislações, com a alegação de que foram criados cargos em comissão e funções de confiança com atribuições genéricas, técnicas e burocráticas que violavam a regra do concurso público, dada a tecnicidade e profissionalidade requeridas para tais posições, contrariando assim os parâmetros estabelecidos pela Constituição Estadual e Federal. Neste contexto, visando aprimorar sua gestão, a Prefeitura protocolou à Câmara Municipal, no dia 16 de outubro de 2023, uma nova proposta de reorganização administrativa dos cargos em comissão, de modo a alinhar a estrutura administrativa com os ditames constitucionais. Agora, aguarda possível aprovação do legislativo do Município”.

Fonte: Prefeitura de Sertãozinho, SP, exonera 263 comissionados por inconstitucionalidade | Ribeirão Preto e Franca | G1 (globo.com)

Comentários