EventosNotíciasSão Joaquim da Barra

Sala de Concertos da Tulha na USP Ribeirão Preto sedia recital de piano neste domingo (29)

Os alunos de piano da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma) e do Projeto USP Música Criança de São Joaquim da Barra apresentam recital de piano, neste domingo, 29 de outubro, às 16h, na Sala de Concertos da Tulha, no campus da USP Ribeirão Preto. Com participação de 15 alunos, trata-se de uma mostra do que é trabalhado em sala de aula dos dois projetos. O evento é gratuito e aberto ao público.

A professora Gladys de Pádua, que coordena as aulas de piano na Alma, explica que o recital faz parte do processo pedagógico e, segundo ela, é de extrema importância essa experiência no palco, pois extrapola até as questões musicais. “É um meio de mostrarmos o que os alunos aprendem em sala de aula”, comenta Gladys.

Para a coordenadora, todo o trabalho pedagógico é desenvolvido de uma forma que, quando o aluno suba ao palco, essa experiência seja muito positiva. “Trabalhamos o semestre todo desenvolvendo habilidades que são mostradas no recital. Para nós, professores, é um momento muito importante, pois é quando conseguimos visualizar o que foi absorvido por cada aluno”, complementa.

Com duração de 1 hora e 15 minutos, o concerto terá apresentação dos alunos iniciantes e segue, em ordem crescente, para os alunos intermediários e avançados. O repertório traz composições de Schumann, Chopin, entre outros.

Aula ALMA_Credito Fabio Melo


- Publicidade -



Bônus final

Além da apresentação dos alunos, haverá participação de um trio de professores formado por Gladys de Pádua (piano), Igor Pichi Toledo (clarinete) e Ladson Bruno Mendes (violoncelo) – coordenador pedagógico da Alma. Juntos, eles interpretam um arranjo do argentino Gabriel de Pedro, escrito especialmente para o recital, para a obra clássica, Adios Nonino.

Em 2023, as atividades da Alma no núcleo Ribeirão Preto são mantidas pelo Pronac – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério da Cultura, e patrocínios das empresas: Ópera – Usina Alta Mogiana S/A; Sinfonia – Santa Helena Industria de Alimentos S/A, GasBrasiliano e GSInima Ambient; Suíte – Interunion, Tereos e Usina Vertente; Ária – São Domingos  Industria Gráfica, Luiz Tonin Atacadista e Supermercados, Grupo Combustran, Escandinavia, Elmaz Caminhões e Ônibus, Cotave Caminhões e Ônibus, Goiasmaq, TMA, Tracan, Tarraf e Supermercado Canesin, com apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto.

Recital. Credito Vinicius Barros

SERVIÇO
Evento:
 Recital de piano com alunos da Academia Livre de Música e Artes e Projeto USP Música Criança de São Joaquim da Barra (Alma)
Data: 
29/10 (domingo)
Horário
: 16h
Local:
 Sala de Concertos da Tulha, no campus da USP-RP
Endereço:
 Avenida Bandeirantes, 3900 – Monte Alegre | Ribeirão Preto (SP)
Acesso:
 gratuito

Sobre a Alma

A Alma – Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de preparar crianças para ingressarem no Núcleo de Formação Avançada, em Ribeirão Preto.

Academia Livre de Música e Artes e Projeto USP Música Criança de São Joaquim da Barra (Alma)
Comentários