Orlândia

Horta Educativa muda hábitos de crianças da EMEB Alcineia em Orlândia

Após o Prefeito Vado assinar o convênio em junho e entregar os materiais em setembro, o projeto Horta Educativa já começa a dar resultados na EMEB Alcinea Gouveia de Freitas., em Orlândia-SP.

Este projeto é realizado em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Orlândia foi contemplada com os materiais e equipamentos para implantação deste projeto nas Escolas da Rede Municipal de Ensino.

Implantada Horta Educativa na EMEB Alcinea.

A horta educativa tem como objetivo fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do país, do meio ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis. É um instrumento pedagógico para a compreensão da relação meio ambiente e alimentação saudável, relacionando-os à saúde, cidadania e qualidade de vida.

O projeto, que teve seu inicio na EMEB Alcinea, já dá grandes resultados, inclusive com as hortaliças sendo utilizadas na alimentação das crianças durante as refeições. A programação da Administração Municipal é que este projeto seja realizado também nas demais unidades de ensino público da pré-escola (a partir de 4 anos) até o 4º ano do ensino fundamental.

O projeto tem como objetivo implantar hortas educativas por intermédio de parcerias. Mesclando aulas teóricas e práticas, conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural via Horticultura. A atividade interdisciplinar tem duração de um ano e conta com quatro tipos de apostilas: Caderno de Atividades da Criança; Caderno do Educador; Caderno do Cuidador da Horta e Caderno da Família. Todos os educadores e cuidadores da horta foram capacitados por técnicos da Secretaria da Agricultura.

A horta educativa tem como objetivo fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do país, do meio ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis.

Comentários