ConcursoNotícias

AFPESP aprova Enem dos concursos

Artur Marques, presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP), maior entidade do gênero na América Latina, com mais de 240 mil associados, dentre servidores federais, estaduais e municipais que trabalham no território paulista, salienta que o Concurso Nacional Unificado é positivo para os candidatos e a sociedade. “Os interessados poderão concorrer a distintos cargos com a mesma taxa de inscrição e o exame único agiliza o preenchimento e reposição de vagas em áreas importantes para o atendimento da população”.

O presidente da AFPESP também enfatiza a relevância da contratação de funcionários públicos por meio de concursos, priorizando o mérito, o conhecimento e o preparo para o exercício das funções, sem qualquer interferência de políticos, autoridades ou segmentos do poder econômico. “A independência da categoria é fundamental para que preste bons serviços e trabalhe para a sociedade e não para governos”, afirma.

Pela mesma razão, “a estabilidade dos concursados no setor público brasileiro, introduzida na Constituição de 1934 e ratificada na Carta Magna de 1988, em seu Artigo 41, atende a um preceito global das nações democráticas, de tornar o funcionalismo imune à alternância partidária e ideológica nos governos e às influências políticas e de interesses de grupos. Resguarda-se, assim, o direito da população a serviços eficazes e isonômicos”, conclui Artur Marques.


- Publicidade -


Estão sendo ofertadas 6.640 vagas de nível médio e superior em 21 órgãos do governo federal (confira a lista aqui). Elas representam 73% das vagas que estão abertas atualmente no serviço público do país, segundo o MGI.

A banca responsável pelo concurso é a Fundação CesgranrioVeja abaixo como serão as provas, as cidades onde as elas serão aplicadas e como vai funcionar a inscrição.

Comentários