EventosNotíciasRibeirão Preto

UNAERP | Comunidade acadêmica celebra lançamento interno da nova logomarca da Instituição

A Unaerp realizou, em cerimônia interna, o lançamento da nova logomarca da Instituição, criada em comemoração ao aniversário de 100 anos da AERP – Associação de Ensino de Ribeirão Preto, mantenedora da Universidade de Ribeirão Preto, celebrado em 2024. O evento, realizado no dia 13 de novembro, no Teatro Bassano Vaccarini, reuniu diretores, coordenadores, pesquisadores, docentes e supervisores de departamentos da Universidade. 

A chanceler da AERP, Alicia Maria Bonini Ribeiro, explica que o novo projeto envolveu escuta à comunidade acadêmica e externa, incluindo alunos, colaboradores e parceiros. “A delineação do novo projeto visual nasceu de um trabalho muito aprofundado, sempre mantendo os nossos pilares e valores ao longo desses 100 anos. A Instituição necessita repaginar a sua marca, mantendo toda a  tradição, valores e princípios, então é um trabalho muito importante para mostrar o que somos”. 

Durante a cerimônia, a reitora da Unaerp, professora Suzelei de Castro França destacou o pioneirismo do professor Electro Bonini e as contribuições fundamentais da família Bonini para a consolidação da excelência da Universidade. “Esse é um momento de passagem, da forma que pensamos em colocar a marca institucional representativa de todos os valores da nossa universidade com uma identidade nova, justamente para que fique uma mensagem para toda a comunidade, todo o contexto em que nós estamos inseridos, seja no campus Ribeirão Preto ou em Guarujá, de toda essa trajetória”. 

Para Fábio Mischiatti, diretor de Projetos Estratégicos, o momento histórico é motivo de honra. O professor destaca a inspiração, a inovação e o impacto da Instituição na sociedade, além da qualificação do corpo acadêmico e técnico-administrativo. “Vejo o comprometimento da Mantenedora com a qualidade da educação e com o propósito institucional. Vemos esse compromisso passar para a Reitoria, para os Diretores, os Coordenadores e para todos. É esse compromisso que devemos ter com a educação e com o futuro do outro, porque estamos administrando sonhos e isso é uma responsabilidade muito grande”.


- Publicidade -


Reitora, professora Suzelei de Castro França, realizou o discurso de abertura do evento

 

A coordenadora de graduação, professora Sonia Maria Camargo dos Santos, afirma que trabalhar uma nova marca a partir de toda a história e tradição é muito enriquecedor. “O passado nos representa, é um marco importante porque o legado dos nossos fundadores é muito forte, trouxemos para o presente e vamos levar para o futuro. O grande momento dessa Universidade é ter chegado aqui como uma instituição de excelência, com o maior conceito no MEC e equipe magnífica de professores, colaboradores, prestação de serviço à comunidade, internacionalização. São tantas as conquistas e que nos levam a sonhar cada vez mais”.

HISTÓRIAS DO CENTENÁRIO – Coordenador do curso de Engenharia Química, o professor José Guilherme Pascoal de Souza também trilhou uma história acadêmica e profissional de sucesso na Instituição. “Quando entrei aqui em 2001, não imaginava jamais que eu poderia estar passando por um momento como esse e participando de algo desse nível, desse porte. Então é um momento histórico para a Unaerp, e acho que marcante para minha vida, minha carreira como Engenheiro Químico e pós-graduado formado aqui, além de futuro doutor pela Universidade. É uma emoção indescritível, e creio que 100 anos são poucos; tem muito mais.”

Para o professor e pesquisador do curso de Farmácia, Carlos Saraiva Miranda, o sentimento é de profunda alegria, já que a Unaerp não forma só pessoas; mas faz parte da história de Ribeirão Preto. “A nossa Universidade interage com a sociedade, então eu me sinto, como professor da casa, orgulhoso em poder participar desse processo. Uma universidade tem como papel a transformação, e ela realmente transforma a vida das pessoas, os alunos, a comunidade que ela atende”. 

Quem também sente orgulho da história centenária é o professor Edilson Caritá, procurador institucional da Universidade e coordenador do curso de Engenharia de Software. “Me sinto muito honrado nesta comemoração dos 100 anos, por toda a história que a Unaerp construiu ao longo desses anos. Que ela possa continuar trilhando, agora pensando em inspiração, interação, inovação e impacto. Essas quatro palavras realmente refletem o que a Instituição traz para a sociedade.”

Membros da Diretoria da Universidade na apresentação da nova marca

ATUALIZAÇÃO DA MARCA – Com início no ano passado, o processo de desenvolvimento da nova marca envolveu a realização de grupos de pesquisa e entrevista em profundidade com membros da comunidade acadêmica, incluindo alunos, docentes, colaboradores, reitoria e mantenedores da Universidade, dos campi Ribeirão Preto e Guarujá. 

Antonio Managic, diretor da Managic, responsável pelo rebranding da marca, explica que, ao estudar a história do professor Electro Bonini e analisar os resultados da pesquisa de campo, chegou a quatro palavras que originaram o trabalho para o desenvolvimento da nova marca: inspiração, interação, inovação e impacto. “A marca precisa transmitir inovação e todo o trabalho de estratégia precisa ser materializado de alguma maneira. O design faz esse papel esse trabalho de materialização da estratégia em algo perceptível e vivenciável e a identidade sonora é aquela que coroa, toca o coração. Esse projeto foi inspirador pois tivemos muita liberdade, foi realmente intenso e muito participativo”. 

Motivado pelo centenário, o momento é de extrema importância para marcar a grandiosidade da Unaerp, segundo a professora Paula Bulamah Spinelli Abravanel, docente em disciplinas de marketing dos cursos de Publicidade e Propaganda e Administração. “É uma instituição de ensino que vem se aprimorando ao longo de 100 anos, acompanhou a evolução do mercado, formou profissionais preparados para trabalhar nesse mercado e olhou para o futuro, então agora é a hora de coroar esse momento com uma nova marca, mostrando toda essa inovação e busca de inspiração que a Unaerp leva para o mercado”.

Para a professora Sonia, trabalhar em uma nova marca a partir de toda a história e tradição é enriquecedor

O Coral da Universidade participou da cerimônia

Fonte: Comunidade acadêmica celebra lançamento interno da nova logomarca da Instituição (unaerp.br)

Comentários