NotíciasPolicialRibeirão Preto

GAECO e PF desarticulam esquema de desvio de cafeína para a produção e preparação de cocaína

Nesta quinta-feira (30/11), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e a Polícia Federal, com o apoio da Polícia Militar por intermédio do BAEP, deflagrou a Operação Car Wash, destinada a desarticular associação para o tráfico e financiamento de produto químico controlado desviado (cafeína) para produção e preparação da cocaína, aumentando a quantidade de entorpecente e os lucros com sua venda. A associação também mantinha estrutura financeira estabelecida para lavagem de dinheiro proveniente das as práticas criminosas. Tudo isso dá ensejo às tipificações penais previstas no art. 1º da Lei 9.613/98, art. 33, “caput”, no art. 33 e seu inciso I, no que tange a produto químico destinado à preparação de drogas, e no art. 36, todos c/c art. 35 da lei 11.343/06.



A associação em questão se dividia em três grupos: financiadores, fornecedores e traficantes locais. Detectou-se uma rede de pessoas utilizadas para movimentar recursos relacionados à compra e venda do produto, por intermédio de suas contas bancárias, e uma empresa de suplementos esportivos com autorização para aquisição da cafeína, posteriormente, desviada.

A parte dos recursos utilizados para compra da cafeína provinha da negociação de veículos de luxo e esportivos de alto valor, que eram repostos com o dinheiro obtido através da sua venda aos traficantes locais.



- Publicidade -



Até o momento, 18 pessoas estão sendo investigadas. Foram cumpridos 15 mandados de prisão temporária e 21 mandados de busca e apreensão nas cidades de Rifaina, São João da Boa Vista e Ribeirão Preto. Houve bloqueio, sequestro e apreensão de bens e valores dos investigados.



Se condenados, os investigados podem cumprir penas que variam entre 19 a 55 anos de reclusão, mensuradas na medida de suas participações e envolvimento com os fatos, ressalvadas as causas pessoais de aumento ou diminuição da pena.

Comentários