Escola Maria Aparecida conquista prêmio nacional com projeto de fanfarra interdisciplinar - Jornal NovaCidade - Orlândia e região
NotíciasOrlândia

Escola Maria Aparecida conquista prêmio nacional com projeto de fanfarra interdisciplinar

Getting your Trinity Audio player ready...

A EMEB Maria Aparecida de Orlândia (SP), conquistou um importante reconhecimento nacional ao vencer o concurso “Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos na Educação Integral”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O destaque foi o projeto “Ritmos que Contam Histórias: Fanfarra em Movimento”, que une arte, história, música e dança para promover aprendizagem e valorização cultural.

[@jornalnovacidade]

A iniciativa utiliza a fanfarra como ferramenta de expressão cultural e de ensino interdisciplinar, permitindo que os estudantes explorem diferentes ritmos e contextos históricos. O trabalho valoriza a identidade local e amplia horizontes, integrando o aprendizado escolar com vivências artísticas.

CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO: Faça parte do nosso GRUPO DO WHATSAPP para receber, em primeira mão, notícias e vagas de emprego de Orlândia (SP) e região.

“Mais do que música, o projeto representa pertencimento, criatividade e aprendizagem em movimento”, destacou a diretora da escola, Tatiana Realino.

O projeto envolveu alunos do 6º ao 9º ano e contou com a dedicação dos professores Kaimi Gustavo da Silva (Música), Lucimar Oliveira Luciano Nogueira (Dança), Maicon Chigachiaraguti Santi (Educação Física), Susana Vansolini Soldado (História) e Tamara Leguri (Educação Física), além de toda a equipe docente que colaborou de forma direta ou indireta.

A escola também agradeceu ao coordenador municipal da Banda Marcial de Morro Agudo, Marcelo, à Secretaria Municipal de Educação pelo apoio logístico e transporte, e às famílias dos alunos.

Reconhecimento nacional

Segundo o MEC, o edital deste ano selecionou 739 projetos de 25 estados e 714 municípios. As experiências escolhidas passarão a integrar ações como o Mapa de Experiências, a Mostra Nacional (com até 125 projetos), o Caderno de Narrativas (com até 25 experiências), a Rede de Trocas (com até 75 iniciativas) e produções audiovisuais para difusão das práticas. O objetivo é identificar, mapear e divulgar experiências inovadoras em gestão escolar e projetos pedagógicos de Educação Integral.

Estreia como Banda Marcial


- Publicidade -


A próxima apresentação da EMEB Maria Aparecida será no Ato Cívico Municipal de 7 de setembro, quando a fanfarra estreará oficialmente como Banda Marcial da escola.

Comentários