NotíciasOrlândia

Ribeirão Preto realiza 10º Encontro Regional da Coleta Seletiva Solidária

No dia 16 de agosto, ocorrerá o 10º Encontro Regional da Coleta Seletiva Solidária em Ribeirão Preto (SP). O evento será realizado na Câmara Municipal a partir das 10h e reunirá catadores de materiais recicláveis, autoridades e convidados. O tema central será a contratação dos catadores pelos municípios de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a gestão regionalizada de resíduos sólidos e outros aspectos legais.

O debate entre catadores e convidados contará com a participação de Juliana Damiane de Paulo, presidente da Cooperlol – Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Orlândia e diretora da Rede Anastácia; Perla Calil Rebehy, da Universidade de São Paulo FEARP / USP; Aline Sousa, presidente da Rede CENTCOOP e representante do MNCR – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis; Marcos André Papa, Vereador da Câmara Municipal de Ribeirão Preto (SP); Flávio Okamoto, 7º Promotor de Justiça de São Carlos (Ministério Público do Estado de São Paulo); e Carlos Leonardo Michelutti Ciloni, Assessor Técnico no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCESP.

Durante a cerimônia de abertura, será realizada uma homenagem póstuma à catadora Inair Francisca da Rocha Marcelino. Falecida em julho deste ano, a fundadora da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reaproveitável de Rio Claro (Cooperviva) é considerada um símbolo de luta e valorização profissional para a categoria dos catadores de materiais recicláveis.

Outro ponto alto do evento será o lançamento do projeto Valoriza Já, uma iniciativa da ANCAT – Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, em parceria com a plataforma Reciclar Pelo Brasil e com o apoio da Cooperlol e MNCR. O projeto será apresentado pelo presidente da ANCAT, Roberto Rocha, e tem como objetivo proporcionar condições dignas de trabalho e renda aos catadores não cooperados da cidade de Orlândia por meio de um centro de priorização e valorização.


- Publicidade -


O 10º Encontro Regional da Coleta Seletiva Solidária em Ribeirão Preto (SP) é uma iniciativa da Cooperlol em parceria com a Rede Anastácia e conta com o apoio da ANCAT, MNCR, Reciclar Pelo Brasil e Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

Serviço:

  • Data: 16/08/2023
  • Horário: 9h30
  • Local: Câmara Municipal de Ribeirão Preto
  • Endereço: Av. Jerônimo Gonçalves, 1200 – Centro, Ribeirão Preto – SP
  • Mais informações: (16) 99203 – 7837
Comentários