NotíciasOrlândia

Prefeitura de Orlândia vai investir R$ 1,3 milhão em obra para conter erosão na rua 20 no Jardim São João


A Prefeitura de Orlândia através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, finalizou os estudos necessários para a execução das obras que visam a solução definitiva do grave problema de erosão encontrado na Rua 20, no Jardim São João.

O principal método construtivo definido foi a de uma grande escada dissipadora de energia para a condução das águas pluviais – principal causa da erosão existente no local. Durante os estudos foram realizadas a sondagem do solo em vários pontos, o levantamento topográfico e planialtimetrico, o estudo da área de contribuição com o cálculo de vazão onde todos esses elementos foram necessários para a elaboração do projeto executivo.


Portanto, após a execução dessa obra da construção de duas escadas dissipadoras com várias bocas de lobo,  que tem a função da captação das águas da chuva, será refeito o reaterro no talude e posteriormente a construção do calçamento e do asfalto.


- Publicidade -



Este estudo, dará base para o processo licitatório que será realizado no início de 2022, vale destacar que para esta obra foi provisionado no orçamento próprio da prefeitura o valor de R$ 1.300.000,00 (Um milhão e trezentos mil reais).


O objetivo é realizar a obra no período de maior estiagem, isto é, o processo licitatório entre os meses de janeiro e fevereiro e a execução da obra com início previsto entre os meses de março e abril.


HISTÓRICO DO PROBLEMA

Este grave problema de erosão na Rua 20, teve início no ano de 2011, na ocasião foi realizada a pavimentação deste trecho, porém sem a instalação de bocas de lobo, com isso, a força das águas das chuvas foi criando tal erosão. No ano de 2014, foi realizada e inaugurada uma obra que em pouco tempo mostrou-se completamente ineficaz, pois a erosão do solo voltou meses após a entrega da obra. Agora um estudo técnico contratado pela atual gestão da Prefeitura de Orlândia demonstrou quais serviços deverão ser executados, para que o problema seja definitivamente resolvido.

Grave problema de erosão encontrado na Rua 20, no Jardim São João. Vídeo: Vereador Murilo Spadini
Comentários