BatataisNotícias

Prefeitura de Batatais confirma 1º caso de varíola dos macacos no município

A Secretaria de Saúde de Batatais registrou nesta terça-feira (30), o primeiro caso positivo de MonkeyPox, doença conhecida como varíola dos macacos, em um morador da cidade. O batataense infectado é um homem de 43 anos. Ele está sendo monitorado, assim como seus contactantes, segundo a secretária da Saúde, Bruna Toneti. O paciente passou por atendimento na rede pública de saúde e, após coleta de material que foi enviada ao Instituto Adolfo Lutz, foi confirmada a doença. O homem infectado apresenta sintomas leves e se recupera em casa, em isolamento domiciliar.

A MonkeyPox é uma doença transmitida por contato direto ou indireto com fluidos corporais, sangue, lesões de pele de infectados. A secretária de Saúde orienta que as pessoas observem o aparecimento dos sintomas da doença, principalmente aos relacionados a lesão na pele em qualquer parte do corpo. Pessoas com algum sintoma devem procurar rapidamente uma unidade de saúde para atendimento, realização de exames e acompanhamento adequado.

Segundo a prefeitura, em 6 de agosto foi confirmado um caso em um profissional de saúde que atua em Batatais, mas que é residente em Ribeirão Preto. Ele desenvolveu sintomas leves, poucas lesões e já se recuperou. Batatais tem ainda outros quatro registros referentes à doença: dois (uma adolescente de 16 anos e um homem de 22 anos) receberam resultado negativo para a doença; um jovem de 16 anos ainda aguarda o resultado do exame, e uma mulher de 28 anos teve a possibilidade de estar com a doença descartada.

Fonte: Prefeitura Municipal de Batatais

Comentários