CarrosNotícias

Brasil abastece o primeiro carro com hidrogênio de etanol

 Um carro completamente silencioso, movido a energia, que pode percorrer cerca de 600 quilômetros sem necessitar de reabastecimento e que solta vapor d’água pelo escapamento. Trata-se do Toyota Mirai, um carro a hidrogênio que foi emprestado para testes de um projeto-piloto na Universidade de São Paulo (USP) que produzirá o primeiro hidrogênio verde a base de etanol do mundo.

Em japonês, Mirai significa “futuro”, entretanto, apesar de ser sugestivo, a escolha do carro a hidrogênio não tem nada a ver com seu nome, e sim, pelo fato dele ser um dos únicos modelos equipados com células de combustível, que transforma o hidrogênio em energia.

No Brasil, por exemplo, existem apenas duas unidades do Mirai, um que fica com a Toyota, e outro que compõe o projeto da USP. Por ora, o carro a hidrogênio é abastecido com H2V comum. As primeiras voltas com o hidrogênio de etanol devem acontecer apenas em meados de 2024, quando a fábrica piloto, que atualmente está em construção, estará apta a produzir os primeiros quilos do combustível sustentável.

hidrogênio verde leva esse nome por ser produzido a partir de fontes renováveis, diretamente da versão comum que tem origem fóssil, principalmente gás natural. Atualmente, o método de produção mais utilizado é a partir da quebra da molécula de água através de energia solar ou eólica. O objetivo do projeto-piloto da USP é desenvolver uma nova forma, tendo o etanol como fonte.


- Publicidade -




Fonte: Brasil abastece o primeiro carro com hidrogênio de etanol; modelo consegue percorrer quase 600 quilômetros  – CPG Click Petroleo e Gas

Comentários