CarrosNotícias

Renault e Nissan confirmam negociações para investimento em veículos elétricos

Renault e Nissan estão em negociações sobre o futuro de sua aliança. As conversas envolvem, dentre outros assuntos, um investimento por parte da montadora japonesa em um novo empreendimento de veículos elétricos do seu parceiro francês.

As negociações, que podem levar à maior redefinição da aliança desde a prisão do executivo Carlos Ghosn, em 2018, também tratam da possibilidade de a Renault vender parte de sua participação na Nissan, disseram fontes à agência Reuters.

Espera-se que as negociações continuem antes de uma apresentação para investidores da Renault no início de novembro, quando a montadora francesa deverá divulgar novidades nobre sua nova unidade de veículos elétricos, que tem o codinome Ampere.

A Renault detém cerca de 43% da Nissan. A japonesa, por sua vez, tem participação de 15% na sua parceira de longa data, na qual o Estado francês também garante participação de 15%.


- Publicidade -


Em comunicado, as montadoras informaram que estavam “engajadas em discussões confiáveis ​​sobre várias iniciativas”, incluindo um potencial investimento da Nissan no empreendimento de veículos elétricos e o que chamaram de “melhorias estruturais” em sua aliança.

O CEO da Renault, Luca De Meo, que esteve no Japão no fim de semana, e o CEO da Nissan, Makoto Uchida, foram centrais nas negociações sobre a reformulação de seus termos, afirmou uma pessoa familiarizada com as negociações.

A Renault quer que a Nissan aporte recursos em seu novo negócio de veículos elétricos. Em troca de investir no empreendimento, a Nissan articula para que a Renault reduza sua participação na montadora japonesa, disse outra fonte à Reuters.

A agência de notícias publicou, ainda, que a Mitsubishi, outra parceira da aliança, também está considerando uma participação de um dígito por cento na unidade de veículos elétricos da Renault.

No início do ano, Nissan e Renault detalharam planos para investir US$ 26 bilhões nos próximos cinco anos no desenvolvimento de carros elétricos.

Fonte: https://automotivebusiness.com.br/pt/posts/mobility-now/renault-e-nissan-negociam-investimento-conjunto-em-veiculos-eletricos/

Comentários