Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça firma parceria como Complexo Escolar Geração de Samuel, em Angola
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Por Rangel Dal Picollo Ribeiro
Jornalista – novacidade.com
A Feijoada do Bem 2025 recebeu a ativista angolana e empreendedora cultural Zoila Mumbépia, representante do Complexo Escolar Geração de Samuel, que celebrou a nova parceria firmada com o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM).
Representando o projeto que atua com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, Zoila agradeceu especialmente o apoio de Josymara Ribeiro de Mendonça e enfatizou como essa união tem feito a diferença na vida dos atendidos.
“Venho de Angola, um país africano, e carrego comigo as minhas raízes e minha ancestralidade. Hoje posso dizer que, graças ao apoio do Instituto, conseguimos ampliar os horizontes das nossas crianças. Elas agora acreditam que podem ir além, que podem sonhar e realizar. Esse apoio é fundamental para que a transformação aconteça”, afirmou Zoila durante o evento.
A Valéria Pasetto, coordenadora artística do IORM, diz que o principal objetivo da parceria é levar até Angola a metodologia de ensino em dança aplicada pelo IORM, com o objetivo de capacitar as professoras angolanas Helena e Juliana. Elas estão sendo treinadas com as profissionais brasileiras do Instituto: a professora Vivian, responsável pelas aulas de dança contemporânea, Luane, que ministra aulas de balé em Guaíra, e Márcia, professora de Orlândia.
- Publicidade -
O Instituto está compartilhando com Angola uma experiência educacional e artística que o país africano ainda não possui, especialmente na área da dança. Essa troca proporciona um impacto transformador na formação de crianças e educadores, unindo técnica, arte, sensibilidade e inclusão.
Atualmente, Zoila está em Angola e retorna ao Brasil nos próximos dias.

Ativista angolana e empreendedora cultural Zoila Mumbépia, representante do Complexo Escolar Geração de Samuel





