Sales Oliveira recebeu Torneio Internacional de Xadrez

O Torneio Internacional de Xadrez de Sales Oliveira terminou no dia 12 de junho, com empate entre o GM brasileiro Luís Paulo Supi e o paraguaio GM Neuris Delgado. Foram realizadas nove rodadas de um dos maiores torneios de xadrez do Brasil, que atraiu os olhos do mundo para Sales Oliveira.

O prefeito Fábio Graton acredita que o evento teve grande aproveitamento para a cidade. “Muitas pessoas, principalmente crianças, tiveram seu primeiro contato com o xadrez durante o torneio”, disse. “Poucas cidades já tiveram um evento tão grandioso deste esporte”.

-A matéria continua depois da publicidade-

O Torneio Internacional de Xadrez de Sales Oliveira reuniu alguns dos maiores enxadristas da atualidade, como os GM Diamant, Fier, Neuris Delgado, Lucas Coro, Victor Labussiere, Luis Ernesto Rodi e Carlos Rodrigo Born e Darcy Lima, além do campeão Supi. Com mais de 500 mil visualizações no Youtube, o torneio foi considerado um sucesso.

Realizado no Ginásio de Esportes Durval Borsato, o evento teve transmissão simultânea para dois canais dedicados exclusivamente ao esporte.

A secretária municipal de Educação, Lucinéia da Silva Oliveira, lembra que um dos pontos principais da realização do torneio foi a palestra do GM Diamant no Colégio José Coutinho Pereira. “Os jogos, de forma geral, exercem grande influência no aprendizado das crianças. Eles fazem parte do planejamento pedagógico das escolas e proporcionam diversas contribuições, como desenvolvimento motor, social, cultural, entre outros. Entre o uso de jogos na educação, merece destaque o xadrez”, explica a secretária.

Entre os benefícios do aprendizado do xadrez destacam-se o desenvolvimento do raciocínio e da concentração, o estímulo da paciência, o exercício da mente e o aprendizado para lidar com o sentimento de perda. “Com as habilidades desenvolvidas através do jogo, os alunos passam a ter mais facilidade para lidar com os conteúdos em sala de aula, contribuindo para o aumento do rendimento escolar”, afirma.

Como trabalham a concentração e raciocínio, as crianças que jogam xadrez passam a ter esse comportamento durante as aulas e apresentam notas melhores no boletim escolar. “Consequentemente conquistam melhores habilidades para lidarem com as rotinas e problemas do dia a dia”, acredita a educadora.

Organizadora do Torneio e enxadrista, a professora Aline Maulin considera o evento histórico para Sales Oliveira. “Hoje, todos no mundo ligados ao xadrez conhecem nossa cidade, pois este foi o mais forte torneio realizado nos últimos dez anos”, comemora. Ela também acredita que o Torneio Internacional de Xadrez de Sales Oliveira trará mais frutos. “Queremos introduzir o xadrez no Colégio Coutinho como forma de ajudar a crianças a melhorarem a concentração e também o aprendizado”, afirma.

Estiveram no evento jogadores e aficionados do xadrez, além de salenses, pessoas de Orlândia, Franca, Ituverava, Uberaba e Morro Agudo, entre outras cidades. “Certamente vamos formar um clube de xadrez em Sales Oliveira”, antecipa Aline.

Fonte: Prefeitura Municipal de Sales Oliveira

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.