NotíciasRibeirão Preto

Toneladas de alimentos que seriam descartados se transformam em adubo orgânico em horta corporativa

Getting your Trinity Audio player ready...

Transformar o que seria lixo em um novo ciclo de vida. Essa é a proposta do Multi Sustentável, projeto ambiental do RibeirãoShopping. Desde que foi implantado, em agosto de 2022, o programa já reaproveitou mais de 54 toneladas de resíduos orgânicos – provenientes dos restaurantes da Praça de Alimentação e da Alameda Gourmet – para produzir composto orgânico de alta qualidade. O adubo resultante é utilizado na horta do próprio shopping, onde crescem hortaliças, legumes e flores, que depois são doados para funcionários e instituições sociais da região.

Com um crescimento constante ano após ano, o projeto já reaproveitou 21.675 kg de resíduos em 2023 e 24.088 kg em 2024, o que representa um aumento de mais de 11%. Somente nos primeiros quatro meses de 2025, outros 8.780 kg já foram processados. A horta, instalada no estacionamento próximo ao Carrefour, recebe esse adubo natural e abriga uma grande variedade de alimentos livres de agrotóxicos, como alface, couve, berinjela, chuchu, pimentas e cebolinha, além de flores que ajudam no paisagismo do centro de compras.

“Depois de devidamente separados, os materiais são enviados a um biólogo especializado em compostagem e, a partir de processos tecnológicos e naturais, se transformam em adubo, retornando à terra para o cultivo de alimentos frescos e livres de agrotóxicos”, explica Maira Lisa Ferrari, gerente de marketing do RibeirãoShopping.

O programa já reaproveitou mais de 54 toneladas de resíduos orgânicos | Crédito: Tabata Barbosa

Semeando consciência ambiental

CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO: Faça parte do nosso GRUPO DO WHATSAPP para receber, em primeira mão, notícias e vagas de emprego de Orlândia (SP) e região.

Mais do que um projeto ambiental, o Multi Sustentável se tornou uma ferramenta de educação e inspiração. A horta recebe frequentemente visitas de escolas da cidade e da região, que levam crianças para conhecer todo o ciclo do projeto – da coleta dos resíduos ao cultivo e colheita dos alimentos. A vivência prática transforma o aprendizado em experiência, incentivando desde cedo a consciência sobre o consumo, o descarte e a preservação da natureza.

“O Multi Sustentável é um projeto que nos enche de orgulho. É um ciclo virtuoso, que demonstra na prática como o consumo consciente pode impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente. As crianças que visitam a horta aprendem sobre a importância de reduzir o desperdício e de valorizar a natureza, o que faz toda a diferença para a construção de um futuro mais sustentável”, comenta Maira.

A horta recebe esse adubo natural e abriga uma grande variedade de alimentos, flores e plantas | Crédito: Tabata Barbosa

Sustentabilidade começa em casa


- Publicidade -


Rodrigo Nery, biólogo da Ecobiotech, empresa parceira do RibeirãoShopping na compostagem, destaca que a prática pode – e deve – ser levada para dentro de casa. Segundo ele, fazer composto orgânico doméstico contribui diretamente para a redução do lixo orgânico e o enriquecimento do solo. “Basta separar restos de casca de frutas, legumes, borra de café, chás, ovos, pães, cereais e restos de vegetais cozidos, misturá-los com materiais secos como folhas ou papel picado, e manter o composto em local ventilado e úmido, organizado em caixas ou recipientes, sem encharcar”, explica o profissional, que ainda sugere mexer o conteúdo com frequência e, se possível, adicionar aceleradores de compostagem específicos para acelerar o processo natural de decomposição. “O cuidado principal é evitar itens como carnes, laticínios, óleos e produtos químicos, que comprometem a qualidade do composto”, complementa.

Comentários