Lei “Supermercado Amigo do Pet” é sancionada em Ribeirão Preto - Jornal NovaCidade - Orlândia e região
NotíciasRibeirão Preto

Lei “Supermercado Amigo do Pet” é sancionada em Ribeirão Preto

Getting your Trinity Audio player ready...

A Prefeitura de Ribeirão Preto sancionou, nesta terça-feira (2/9), a Lei nº 15.121, de autoria do vereador Bigodini, que cria o Selo Municipal “Supermercado Amigo do Pet”. A medida, realizada em parceria com a APAS (Associação Paulista de Supermercados) de Ribeirão Preto, reconhece e certifica os estabelecimentos que disponibilizarem áreas externas seguras para cães e gatos enquanto seus tutores fazem compras.

O projeto visa combater um problema recorrente: o abandono de animais dentro de veículos em estacionamentos, situação que pode levar à morte por superaquecimento. Pela nova lei, hipermercados, supermercados e mercados que aderirem deverão instalar “casinhas” próximas às entradas principais, com sombra, higienização e segurança para acolher temporariamente os pets.

“Hoje já existem mais lares com pets do que com filhos. O selo ‘Supermercado Amigo do Pet’ nasce para valorizar o cuidado com os animais e incentivar a criação de espaços organizados e confortáveis”, afirmou o vereador Bigodini.

CONTEÚDOS EM PRIMEIRA MÃO: Faça parte do nosso GRUPO DO WHATSAPP para receber, em primeira mão, notícias e vagas de emprego de Orlândia (SP) e região.

O prefeito Ricardo Silva destacou que a iniciativa deve ganhar novos desdobramentos. “Nosso objetivo é garantir locais adequados para que os pets fiquem protegidos enquanto seus tutores fazem compras com tranquilidade. E vamos avançar: queremos ampliar essa medida para toda a cidade”, disse.

Além da instalação dos espaços apropriados, a lei determina que os estabelecimentos com estacionamento fixem placas alertando sobre os riscos de deixar animais dentro de carros. Também será obrigatória a sinalização de que a permanência é temporária e que a responsabilidade pelo pet é do tutor. O selo terá validade de um ano, renovável, e poderá ser utilizado em campanhas institucionais e promocionais pelos supermercados certificados.

A Prefeitura também pretende firmar parcerias com entidades de proteção animal para promover campanhas educativas e eventos de adoção, reforçando a guarda responsável.

Para José Carlos Rinaldi, diretor regional da APAS, a lei reflete uma nova realidade de consumo: “Esta iniciativa é fruto do diálogo entre o Poder Público e a sociedade civil e traduz, na prática, as novas demandas do comportamento dos consumidores”.


- Publicidade -


Sem impacto orçamentário para o município, a Lei “Supermercado Amigo do Pet” posiciona Ribeirão Preto na vanguarda das políticas de bem-estar animal, promovendo responsabilidade social, protegendo a vida dos pets e fortalecendo a imagem dos estabelecimentos que aderirem à causa.

 

Comentários