EventosNotícias

Josimara Ribeiro de Mendonça é uma das personagens do livro “Mulheres da Cana-de-Açúcar”

O 11º Encontro Cana Substantivo Feminino aconteceu no dia 30 de março e reuniu cerca de 400 profissionais do setor no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto-SP. Durante o evento, teve o lançamento do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar, escrito pela jornalista e editora do Cana Online, Luciana Paiva. O livro conta a história de mulheres que trabalham na produção de cana-de-açúcar e contribuem para o setor bioenergético. Algumas das personagens do livro são Josimara Ribeiro de Mendonça, Maria Luiza Barbosa, Daniela Bento Gomes, Dona Lia, Fabiana Ascencio e Leslie Gonzalez.

Josimara Ribeiro de Mendonça

Administradora de Empresas formada pela Universidade Mackenzie, com especialização em finanças, e pós-graduada em Psicanálise e Inteligência Multifocal na Reconstrução da Educação, Josimara Ribeiro de Mendonça começou a trabalhar no Grupo Colorado na área financeira.

Percebendo que o departamento contava com profissionais de altíssima qualidade, avaliou a possibilidade de contribuir com o Grupo sob uma nova perspectiva profissional dando continuidade ao trabalho pioneiro que seu pai, Oswaldo Ribeiro de Mendonça – fundador do Grupo Colorado, realizava junto às comunidades do entorno das empresas, uma sugestão inclusive da assistente social do Grupo à época, Maria Inês Moreira de Carvalho.


- Publicidade -


Desde março de 1998, Josimara atua diretamente na gestão do Grupo Colorado como Diretora de Sustentabilidade e membro do Conselho Administrativo. Ela lembra que muito antes do termo Responsabilidade Social Corporativa existir, seu pai já tinha um olhar muito focado nas comunidades, e para fazer frente a esse desafio, buscou ampliar seu repertório e aprender de fato. “Fiz cursos muito relevantes sobre Responsabilidade Social, um tema que começava a ser debatido na época. Unindo o que já era o DNA da Colorado, aos conhecimentos que adquiri, estruturamos na empresa o setor de Responsabilidade Social, que dirijo há mais de 18 anos”, diz.

As ações na empresa, de caráter assistencialista e realizadas pontualmente, pouco a pouco deram lugar a projetos planejados e muito estruturados nas áreas de saúde e educação, gerando impactos positivos junto à comunidade.

Em 2006, numa homenagem carinhosa ao seu pai, Josimara fundou o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM), que possui uma governança própria e é protagonista de importantes projetos focados em educação e cultura, com um recorte específico sobre crianças e adolescentes.

Comentários