NotíciasRibeirão Preto

GAECO | Carros luxuosos, drogas e armas são apreendidos durante operação ‘Alcateia’ em Ribeirão Preto

Na manhã desta terça-feira (12/12), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e a Polícia Federal deflagraram a Operação Alcateia para desarticular organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro estabelecida na cidade de Ribeirão Preto. Por determinação da Justiça, foram cumpridos 26 mandados de prisão temporária e 39 mandados de busca e apreensão em quatro cidades do interior paulista – Ribeirão Preto, Franca, Catanduva, Serrana – e ainda em Passos (MG) e Mirassol D’Oeste (MT). Foi também determinado o bloqueio de contas bancárias em nome dos investigados e de laranjas, bem como apreensão de automóveis e sequestro de imóveis.

As investigações revelaram uma estruturada organização criminosa que se dedicava ao tráfico de drogas, em especial cocaína e crack, sediada em Ribeirão Preto, composta por quase 60 integrantes, movimentou, no período de cinco anos, mais de R$ 700 milhões. Apurou-se que, apenas entre julho de 2022 e novembro de 2023, o grupo criminoso tenha faturado, ao menos, R$ 54 milhões de reais com o narcotráfico.

A estrutura criminosa contava com um grupo de integrantes que se destinava exclusivamente a movimentar os lucros do tráfico, com sucessivas manobras de lavagem de capitais, mediante utilização de contas bancárias em nome de terceiros, aquisição de automóveis, imóveis e outros bens.

O objetivo principal da operação é, além de desestruturar uma das mais importantes organizações criminosas voltada ao tráfico de drogas na região de Ribeirão Preto, recuperar o patrimônio ilícito obtido pelos criminosos. O prosseguimento das investigações se dará agora mediante análise do material apreendido nesta data, além de outras diligências.


- Publicidade -


Fonte: MPSP

Comentários