EventosRibeirão Preto

ACCROM e ACIRP fomentam e divulgam comércio internacional na 1ª Visita Técnica ao Porto de Santos

No dia 18 de novembro, sexta-feira, a cidade Portuária de Santos recebeu um time selecionado de profissionais ligados diretamente ao comércio internacional. A ACCROM e o NCI (Núcleo de Comércio Internacional) da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) foram responsáveis por convidar o grupo e organizar uma viagem única de muitas experiências e aprendizado, na 1ª Visita Técnica ao Porto de Santos. O roteiro contou com uma visita guiada pelo complexo portuário da empresa DP World e um tour marítimo, acompanhado de guia técnico, pelo canal estuário do Porto de Santos.

A participação do Porto de Santos na corrente comercial brasileira atingiu 28,3% em janeiro 2022 e o estado de São Paulo tem a maior participação (53%) nas transações comerciais com o exterior por meio do Porto de Santos. Dados são da Balança Comercial do Governo Federal.

Esta foi a primeira viagem organizada pela empresa ACCROM e pela ACIRP para o maior ponto de importações e exportações da América Latina. Participaram profissionais ligados à área de comércio e logística internacional de cidades do interior paulista, como Ribeirão Preto, Rio Claro, Americana, Taquaritinga, Taubaté, entre outros municípios.

A visita técnica iniciou com uma palestra sobre o funcionamento no recebimento e envio de mercadorias via contêiner, seguido uma visita guiada a todo o cais da empresa e armazéns alfandegados da DP World, destacando as operações de movimentação, conferência e armazenamento de contêineres. A empresa, situada na margem esquerda do porto, é a única do complexo santista que tem em sua base o transporte férreo, rodoviário e marítimo de forma simultânea.


- Publicidade -


“Foi uma experiência lúdica e, ao mesmo tempo, capacitadora e com certeza agregou valor aos empresários que buscam se aprofundar no mercado de importações e exportações”, afirma Thayná Rais, Assessora do Departamento de Comércio Exterior (Comex) da ACIRP.

Andrea Romani, sócia diretora da ACCROM, também destaca o aprendizado trazido pela viagem. “A DP World nos recebeu de forma atenciosa e trazendo muitas informações. Conhecemos um setor muito importante para as nossas operações e acredito que conseguimos entender na prática muitas das situações burocráticas que vivenciamos. Hoje eu estou aqui praticamente como uma aluna, experiências como essa são muito importantes para nós que trabalhamos com Comex”, comenta a diretora.

A segunda parte da visita foi na água, com navegação exclusiva aos participantes do roteiro, um tour guiado pelo canal estuário de Santos. O guia, que acompanhou o grupo, explicou sobre as demandas portuárias das margens esquerda e direita e contou curiosidades históricas e técnicas sobre o segundo maior complexo portuário do Hemisfério Sul.

Após a manhã e começo de tarde com propostas diferentes de conhecimentos, a visita foi finalizada com um almoço em um renomado restaurante de Santos, com descontração e importante networking entre todos os convidados.

Para Cristiane Fais, sócia-diretora da ACCROM, foi um marco importante para empresa, que completou cinco anos de atuação em 2022. “Pudemos reunir os vários agentes diretos que compõe a cadeia bilateral e as empresas importadoras e exportadoras diretamente. Para ACCROM é um momento único, onde pudemos auxiliar o setor a ter maior clareza e conhecimento em suas operações, desmitificando e simplificando um pouco mais as operações de comércio exterior” completa Cristiane.

Parceria ACCROM e ACIRP

A realização em conjunto com o NCI e a ACIRP foi essencial para a formatação do roteiro e sucesso da 1ª Visita Técnica ao Porto de Santos. O intuito principal do evento foi a fomentação ao comércio internacional, através de instruções e a visualização direta das operações portuárias.

O gestor de marketing e relações institucionais da ACIRP, Carlos Henrique Ferreira, esteve presente na visita e falou sobre a importância em proporcionar essa experiência: “Para nós é um momento muito importante. Com essa visita, pudemos oferecer para o nosso empresário que trabalha com comércio internacional a oportunidade de entender toda a sua cadeia. Hoje estamos em Santos para mostrar para eles como funciona os intermodais marítimos, terrestre e ferroviário”, comenta o gestor.

Empresários atualizados

A visita técnica teve o intuito de proporcionar conhecimento e atualizações profissionais e os empresários participantes consideraram a oportunidade totalmente relevante para seus negócios.  “Foi muito interessante, acredito que vai agregar muito no meu dia a dia profissional, conhecer o funcionamento do Porto de Santos. Agradeço a ACCROM por proporcionar essa visita e a ACIRP por todo o apoio”, Gilson Ferreira, coordenador de logística de uma empresa de transporte alimentício.

“Uma visita muito proveitosa que proporcionou conhecimento sobre um setor muito importante para os negócios, além de proporcionar o networking entre nós profissionais”, finalizou Jorge Luiz, analista de compras de uma empresa de medicamentos veterinários.

DANIELLE CASTRO ACIRP PORTO SANTOS

Abastecimento de celulose no terminal da DP World
Danielle Castro

Thayná Rais, Carlos Henrique Ferreira, Cristiane Fais, Andrea Romani e Crisitiano Correia
Danielle Castro

Comentários