Patrulha Rural reforça combate a furtos em fazendas e ferrovia em Orlândia
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A ferrovia que corta a região tem sido alvo constante de atos de vandalismo e furtos em composições ferroviárias, praticados por quadrilhas organizadas. Os criminosos arrombam vagões, rompendo lacres de aço para furtar cargas de açúcar e grãos, causando prejuízos milionários ao setor e risco ao abastecimento de commodities destinadas à exportação pelo Porto de Santos.
Além das perdas financeiras, os crimes geram riscos de tombamento e descarrilamento das composições, já que o desnível das cargas pode comprometer a estabilidade dos vagões. A situação ainda representa ameaça ambiental, pois a carga derramada pode contaminar o solo.
A Secretaria Municipal de Segurança de Orlândia têm intensificado ações de patrulhamento e já realizaram diversas prisões em flagrante com o apoio da Polícia Civil e Militar. A ação reforça a segurança das fazendas e sitiantes localizados às margens da ferrovia, que muitas vezes são invadidos por criminosos no caminho até os trilhos. O objetivo é proteger a população rural e coibir furtos nas composições ferroviárias.
O cenário mudou após a criação da Patrulha Rural que não houve registros de ataques aos trens no município.
É importante ressaltar que o açúcar furtado não é próprio para consumo, o que coloca em risco a saúde de quem eventualmente adquire o produto de forma clandestina.


[ Jornal Novacidade.com ]
@novacidade