GCM de Orlândia detém motorista e recupera caminhão suspeito de roubo
Um motorista foi preso em flagrante na tarde desta quarta-feira (09), após a Guarda Civil Municipal de Orlândia (GCM), com apoio da Polícia Militar, localizar um conjunto rodoviário supostamente roubado e com sinais de adulteração. A ação foi desencadeada após o secretário de Segurança Pública do município, Fabião Junqueira, receber um telefonema com a denúncia de que um caminhão roubado em Santos (SP) estaria em Orlândia.
Com base nas informações repassadas, equipes da GCM e da PM iniciaram diligências e conseguiram localizar o veículo no pátio de uma empresa. Ao perceber a chegada das viaturas, o condutor abandonou o caminhão e tentou fugir a pé, mas foi detido rapidamente pelos agentes da GCM. A Polícia Militar chegou logo em seguida para prestar apoio à ocorrência.
Durante a abordagem e verificação, foi constatado que o caminhão estava acoplado a duas carretas e todas as placas eram clonadas, não correspondendo aos números de chassi dos veículos. No interior da cabine, os agentes encontraram uma CNH com a foto do motorista detido, mas com dados falsos.
De acordo com o secretário Fabião, o veículo estava sendo utilizado para o transporte de soja. A ocorrência foi conduzida para a Central de Polícia Judiciária (CPJ) de São Joaquim da Barra, onde foi confirmada a origem criminosa do caminhão — roubado em Santos, no litoral paulista.
As investigações indicam que o crime pode estar ligado a uma quadrilha especializada em roubos e clonagem de veículos que atua na região de Santos. O motorista foi autuado por receptação, uso de documento falso e adulteração de sinal identificador de veículo automotor, permanecendo à disposição da Justiça.
A Polícia Civil seguirá com as investigações.
Fonte: GCM Orlândia
