NotíciasOrlândia

Continua o plantio da grama esmeralda nos canteiros centrais de Orlândia

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou a troca da grama dos canteiros centrais. Por muitos anos a zeladoria do município realiza a roçada desta grama nos canteiros, porém, devido a braquiara que tomou conta da cidade, este serviço surtia pouco efeito, pois alguns dias após a roçada, o mato já estava alto novamente, principalmente no período de maior volume de chuva.

A medida tomada pela atual Administração Municipal, comandada pelo prefeito, Dr. Sergio Bordin, visa solucionar em definitivo o problema. Serão 100.000 (cem mil) metros quadrados de nova grama plantada em todas as ruas e avenidas da cidade, compreendendo todos os bairros.

A programação da empresa vencedora é que está executando os serviços é que até final deste ano o serviço esteja praticamente finalizado.

O tipo de grama utilizada será a Esmeralda. De origem japonesa, a grama esmeralda foi a escolhida para o plantio por ser uma variedade de fácil manutenção e adaptação. De folhas estreitas, pequenas e macias, ela é resistente ao pisoteio e tem capacidade de formar um perfeito tapete pelo entrelaçamento das folhas.


- Publicidade -


Esta ação tem o objetivo de revitalizar os canteiros da cidade. Assim como gerar maior economia na manutenção e roçada desta vegetação, maior segurança dos moradores que residem próximo a estes canteiros com mato alto, diminuir o risco de animais peçonhentos no local e também maior segurança no trânsito da cidade, pois devido ao mato alto nos canteiros, o motorista por muitas vezes tinha sua visão prejudicada.

O serviço de troca teve início nas imediações da Rua 20 com Avenida 10, próximo ao Corpo de Bombeiros, mas será executado em todos os bairros de Orlândia, em breve a população poderá ver uma nova paisagem tomando conta da nossa “Cidade Jardim”, sendo de extrema importância a colaboração de todos para a manutenção desta grande benfeitoria, não colocando ou despejando galhos, entulhos, dentre outros objetos nos canteiros, ficando inclusive passível de autuação.

ETAPAS DA TROCA DA GRAMA DOS CANTEIROS CENTRAIS
1 – Retirada dos detritos e matos, inclusive as raízes;
2 – Preparação do solo com terra de boa qualidade;
3 – Plantio da grama esmeralda em placas justapostas e após o plantio “cobrir” com terra de boa qualidade;
4 – Correção do solo, adubação, consolidação e irrigação periódica pelo prazo de 90 dias;
5 – Limpeza geral e retirada de todos os resíduos.

Fonte: Prefeitura de Orlândia

Comentários