NotíciasOrlândia

Projeto Vitória completa 10 anos e lança Vakinha virtual para reforma da nova sede em Orlândia

O Projeto Vitória nasceu a partir de uma mãe (Cleide) que foi presenteada com uma filha e veio a descobrir que esta filha aos 6 meses de idade foi diagnosticada com paralisia cerebral se tornando assim mãe de uma filha especial a Victória (inspiração do projeto). A descoberta trouxe angustia para esta mãe mas, ao mesmo tempo força pois descobriu que sua filha veio para unir a sua família e ensinou a enfrentar obstáculos no mundo da deficiência e que o motivo de viver era maior que qualquer outro. Assim começou a batalha da mãe por auxílios, terapias, buscando sempre ajuda-la como lidar com esta situação e assim conheceu muitas outras famílias que passavam por tudo isso vivenciando no dia a dia  e que não sabiam o que fazer e algumas famílias que por medo invés de incentivar os filhos os escondiam do mundo. E assim nasceu o Projeto Vitória, apenas com a coragem e empenho desta mãe onde replicaria todo aprendizado para outras mães e seus familiares com o foco principal de trocar experiências, levar conhecimento, e fortalecer vínculos.

10 anos! 

10 anos de um sonho que nasceu no coração de uma mãe e tornou-se realidade graças ao nossos queridos e fiéis parceiros que sempre estiveram conosco e acreditaram nesse lindo Projeto cujo foco maior é levar conhecimento sobre direitos, deveres, desenvolver autonomia e incentivo a socialização, auxiliar e fortalecer vínculos afetivos, orientando e compartilhando suas vivências, experiências e dificuldades. 

Hoje o Projeto atende em torno de dezoito famílias desenvolvendo atividades em grupo, interdisciplinar, processo interativo, e profissionais qualificados como psicólogo, terapeuta ocupacional, pedagoga, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social mas poderia atender até cem se conseguirmos mudar para um espaço maior. A Prefeitura nos cedeu um novo prédio, mais amplo, porém precisamos de uma grande reforma, e adaptação para que seja acessível a todos e isso requer investimentos em materiais de construção, mão de obra etc. 


- Publicidade -


Grupo de apoio às mães e cuidadores: Assistente Social e Psicóloga
Serviço de Orientação Sociofamiliar: Assistente Social
Cozinha Inclusiva: Terapeuta Ocupacional e Nutricionista
Grupo Mais Saúde: Educador Físico
Grupo Multidisciplinar: Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional
Grupo de Nutrição Nutricionista
Pedagoga: Professora Educacional

Projeto Vitória – Foto 2018

NOVO ESPAÇO

O Projeto Vitória está buscando de todas as formas possíveis alternativas para viabilizar essa reforma pois a entidade não possui recursos para realiza-la. No momento temos como arrecadação os cofrinhos pelo comercio local, onde se depositam as notas fiscais, vendemos rifas, massas, recebemos carnês mensais de parceiros que contribuem mensalmente, fazemos a live de roupas recebidas por doações visto que não podemos mais realizar o bazar devido a pandemia, mas esses recursos são escassos até para manter o básico para as famílias assistidas pelo projeto pois toda essa renda é revertida para auxilio e apoio à eles. 

Este espaço já existe, é um prédio municipal (Avenida W nº 765 – Jardim Santa Rita) que foi cedido pela Prefeitura ao Projeto Vitória para o funcionamento de nossas atividades, porém esse prédio encontra-se abandonado e destruído, necessitando de uma reforma para usá-lo para nossas atividades. Este prédio possui um espaço muito maior, o que possibilitaria ao Projeto Vitória atender mais crianças e jovens com deficiência, oferecer mais terapias e incluir as pessoas com deficiência da nossa cidade em todos os tipos de atividades (esporte, dança, informática, teatro, música, entre muitos outros). Nosso objetivo maior é a reforma deste espaço e posteriormente realizar a reforma da quadra situada ao lado deste prédio e a construção de uma piscina adaptada, visando à inclusão total em todos os espaços das pessoas com deficiência.

Então, estamos lançando a Vakinha virtual, e precisamos da ajuda de todos para divulgar, orientar e doar para atingirmos a meta para que essa arrecadação seja exclusivamente para a reforma do prédio. 

DOAÇÕES

Realizamos eventos, distribuímos cofrinhos pelo comércio de Orlândia, recebemos carnês mensais e doações em geral, mas isso não tem sido suficiente, portanto contamos com a colaboração e ajuda de todos para que esse trabalho continue. Cuidar destas crianças requer mão de obra especializada, alimentação de qualidade, higienização, móveis e equipamentos adequados, fazendo-se necessário uma fonte inesgotável de recursos.A meta principal do Projeto Vitória é a criação de um espaço onde o foco seja a interação entre o meio ambiente e a pessoa com deficiência, estimular o trabalho com terra e contato com animais, além do fortalecimento constante de vínculos entre pessoas com deficiência e seus familiares.

Comentários