NotíciasOrlândia

Prefeitura de Orlândia abre licitação para contratar novo serviço de transporte coletivo urbano

POR ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Orlândia (SP) abriu concorrência pública para o serviço de transporte público municipal. A licitação, no formato Pregão, será com inversão da ordem das fases de habilitação e julgamento, e será vencedora a empresa que apresentar o menor valor da tarifa.

A concessão será sem valor de outorga, e estará associada à concessão de valor de subsídio público previamente fixado pela Administração Municipal.

A proposta das empresas interessadas deverá compreender a operação do serviço de transporte coletivo, que deverá ocorrer com midiônibus com ar condicionado, ou outras tecnologias que vierem a ser disponibilizadas.


- Publicidade -


Caberá a quem vencer o certame implantar e operar o Sistema de Bilhetagem Eletrônica – SBE; instalar um CCO (Centro de Controle da Operação); Sistema de Informação ao Usuário – SIU e prover Wi-Fi embarcado.

Os envelopes com a proposta e a habilitação deverão ser entregues dia 14 de janeiro de 2022.


CIDADE TEM ALTA TAXA DE MOTORIZAÇÃO E TRANSPORTE COLETIVO QUEDA DE DEMANDA

Em 2017, foram transportados 279 passageiros totais, ou 161 mil passageiros equivalentes (58%), ou seja, passageiros que pagam tarifa no sistema, descontando–se as gratuidades.

Em 2018 observou-se uma queda de 15% da demanda total, tendo sido transportados 237 mil passageiros em sua totalidade e 129 mil passageiros equivalentes (54,5%). A tendência de queda se manteve no primeiro trimestre de 2019, onde foram transportados 123 mil passageiros totais e 61,7 passageiros equivalentes (50,3%).

AUMENTO DA TARIFA
No dia 01 de dezembro de 2021, o valor da tarifa dos ônibus passou de R$ 3,62 para R$ 3,97. O aumento de 35 centavos representa um percentual de reajuste de 9,68%.

A JTP Transportes, Serviços, Gerenciamento e Recursos Humanos Ltda, venceu a Concorrência Pública em Lote Único em 2016, com contrato com prazo de concessão de 10 anos. Devida a baixa demanda de passageiros, e tarifa de remuneração insuficiente para custear o serviço, a prefeitura vai romper o contrato com a empresa no ano que vem.


jtp_DEMANDA

Fonte: https://diariodotransporte.com.br/2021/12/11/orlandia-sp-lanca-licitacao-do-transporte-municipal-com-previsao-de-subsidio/

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários