Orlândia

Relatório aponta risco de epidemia de dengue em Orlândia

Controle de Vetores de Orlândia realiza 2º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti. Até o momento são 11 casos positivos de dengue confirmados na cidade.

 

O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti, também conhecido como LIRAa, realizado em Orlândia, foi concluído no último dia 27 de abril. Durante o levantamento 1.146 imóveis, sorteados aleatoriamente nos bairros, foram visitados, destes os agentes conseguiram ingressar para realizar a vistoria em apenas em 665, sendo que em 22 imóveis foram coletadas larvas. Na maioria dos casos, as larvas foram encontradas em pequenos depósitos, como baldes, pratos de plantas, latas, potes de plástico, ralos, vaso sanitários entre outros recipientes.


Com os dados levantados pelos agentes de endemias, o índice registrado na cidade foi de 4,2%, ficando bem acima do satistatório.  No LIRAa, o índice é considerado satisfatório quando esta abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.

 

O levantamento feito na cidade em janeiro foi de 5,3%, ou seja, houve uma queda no índice, mas o município ainda esta em risco de epidemia.  O Controle de Vetores seguirá com as visitas domiciliares, com orientação, eliminação de focos, aplicação de larvicidas e inseticidas, além da inspeção aos Pontos Estratégicos, Imóveis Especiais, mas é fundamental que a população faça sua parte, colaborando com o trabalho dos agentes e verificando seu imóvel ao menos 1 vez na semana.

 


- Publicidade -


Departamento de Comunicação da Prefeitura de Orlândia

Comentários