NotíciasSales Oliveira

Nível da represa Nova Aliança preocupa moradores de Sales Oliveira; está secando

Uma represa em Sales Oliveira, conhecida como a represa da Nova Aliança, está enfrentando uma crise preocupante: está secando. Imagens gravadas por pescadores locais essa semana, revelam a magnitude da situação. Com quase 3km de extensão, a represa é habitat de dezenas de espécies de peixes, camarão de água doce, algumas espécies de cobras, jacarés e uma variedade de animais selvagens, além de diferentes aves.

Autoridades ambientais, DAEE, CETESB, Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura do Estado de São Paulo, Polícia Ambiental e o IBAMA foram acionados para investigar a situação e avaliar as causas e os impactos ambientais da redução do volume de água na represa. DAEE e CETESB enviarão uma nota oficial à imprensa nesta quarta-feira, dia 28/02.

A comunidade local, composta por moradores de Sales Oliveira, está triste com o que está acontecendo. A represa não apenas fornece sustento, mas também é um ponto de encontro e lazer para famílias da região.

O local é de propriedade privada e que não há autorização para a prática de lazer ou recreação no local.

NOTA – TJG AGROPECUÁRIA – Fazenda Nova Aliança: Na qualidade de proprietária da Fazenda Nova Aliança, esclarecemos que desde o início da drenagem parcial que vem sendo realizada na represa existente na mesma, os trabalhos estão sendo assistidos por profissionais por nós contratados, o que se dá em razão das exigências dos Órgãos ambientais (DAEE e SISB), e faz parte do processo que assegura a segurança do barramento existente. Este procedimento é denominado Plano Nacional de Segurança de Barragens (PSB), definido pela Política de Segurança de Barragens (PNSB), Lei nº 12.334, de 2010.


- Publicidade -


Em vistoria técnica realizada pelos Engenheiros contratados, foram identificados pequenos merejamentos na estrutura do chamado “Monge” e, como parte do plano de ação dos profissionais, se fez necessária a drenagem parcial da represa para que fosse possível realizar as devidas manutenções nas estruturas de alvenaria.

É importante destacar que o barramento em questão está situado em propriedade privada e que não há autorização para a prática de lazer ou recreação no local, sendo o uso atual restrito ao paisagismo, havendo instaladas, inclusive, várias placas informativas de que é proibido o acesso e a pesca no local.

Com a conclusão das obras de manutenção em andamento, será restabelecido o nível normal da represa.

TJG AGROPECUÁRIA – Fazenda Nova Aliança

Comentários