NotíciasRibeirão Preto

Bar do Jefferson é o campeão do Comida di Buteco 2023, em Ribeirão Preto-SP

A noite de segunda-feira (22) contou com emoção, diversão, estreantes no pódio e muita comemoração. A premiação da 13ª edição do Comida di Buteco em Ribeirão Preto aconteceu no Crocodilo Botânico Bar, com os donos dos bares participantes deste ano, os patrocinadores e convidados da imprensa. O evento teve muitos petiscos de buteco e cerveja gelada.

O concurso esse ano bateu o recorde de participantes, com 35 butecos espalhados por todas as regiões de Ribeirão Preto-SP, o tema escolhido para a confecção dos pratos nesta edição foi: Ervas e Especiarias.

O público e um corpo de jurados visitaram e votaram, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco teve 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público valeu 50% do peso total e dos jurados os outros 50%.

“Foi um ano desafiador e muito positivo, com mais bares e um tema que aguçou a criatividade de todos, ouvimos muitos relatos de aumento de frequência nos bares, nova clientela e muita dedicação também, ninguém queria ficar para trás”, comentou a coordenadora regional do Comida di Buteco, Marina Chimenti.

Jefferson Luis e esposa, campeões do Comida di Buteco 2023
Renata Prado/Fuligem

- Publicidade -


Premiados da noite

O terceiro lugar ficou para o buteco do bairro Manoel Penna, o Dimais Espetos Bar, que concorreu com o prato Sabor Caipira, que são: barquetes assados com três tipos de recheio, acompanhados de molho de pimenta. “É a primeira vez aqui no pódio e só tenho a agradecer os amigos patrocinadores, os clientes e a organização, quem sabe ano que vem subimos mais um pouco”, fala Matheus Mendes, proprietário do bar.

O bar novato no concurso, mas já muito conhecido no Campos Elíseos, Mares Peixe Bar, ficou com a segunda colocação neste ano. O proprietário Gustavo Uraguchi entrou no espírito da competição e falou de forma descontraída: “É muito significativo estarmos aqui, foi um período intenso que veio com uma ótima recompensa, aos outros bares, tomem cuidado, que agora nós chegamos no pódio”, comenta Uraguchi.

O bar vice-campeão, teve como petisco o “Costelinha de Tambaqui do Mares”, uma costelinha temperada com alho, sal, vinagre e pimenta-dedo-de-moça e acompanha um delicioso pirão com muito tempero incluindo manjericão e cheiro verde.

O grande campeão de 2022 foi o Bar do Jefferson, veterano bar da cidade com 47 anos de história, localizado no bairro Jardim São José, que trouxe o “Bolinguiça”, bolinho de linguiça caseira, com queijo provolone, acompanhada de um molho caseiro feito com cebola e hortelã.

Jefferson Luis, dono do bar vencedor falou emocionado sobre a conquista: “Eu não esperava, nem me levantei na hora do anúncio, não estava acreditando, é uma emoção muito grande”, diz Jefferson.

O dono do título de campeão de 2023 ressaltou a importância do Comida di Buteco para os bares de Ribeirão Preto e como foi a recepção do público durante o concurso: “Temos que agradecer o concurso que desde sempre ajuda todos nós, somos um bar familiar, minhas filhas, sobrinhos, genros, todos têm uma parcela desse prêmio, quero agradecer ao público e jurados também, que gostaram e levaram a gente ao prêmio”.

O campeão falou ainda sobre a participação na etapa nacional: “Agora é trabalhar para estar no pódio de novo ano que vem e agora ir para o nacional né, quem sabe lá dá a gente de novo, agora eu vou comemorar”, conclui o proprietário aos risos durante a festa de premiação. Etapa que reúne os campeões de todos os circuitos do concurso acontece em julho e vai decidir o melhor buteco do Brasil.

Renata Prado/Fuligem
Marina Chimenti, coordenadora regional do Comida di Buteco
Renata Prado/Fuligem
Mares Peixe Bar, segundo lugar do Comida di Buteco 2023
Renata Prado/Fuligem
Dimais Espetos Bar, terceiro lugar do Comida di Buteco 2023
Renata Prado/Fuligem
Bolinguiça, prato do campeão do Comida di Buteco 2023
Renata Prado/Fuligem
Sabor Caipira, prato do terceiro lugar do Comida di Buteco 2023
Renata Prado/Fuligem
Sabor Caipira, prato do terceiro lugar do Comida di Buteco 2023
Renata Prado/Fuligem
Sabor Caipira, prato do terceiro lugar do Comida di Buteco 2023
Renata Prado/Fuligem
Comentários