NotíciasOrlândia

Orlândia oferece gratuitamente exame de Papanicolau

O Prefeitura de Orlândia, renovou convenio com o Hospital de Câncer de Barretos, para a coleta do exame de Papanicolau, através de um método chamado de “meio liquido”.  

Este novo método é mais moderno que o método tradicional, com ele é possível garantir que 100% do material coletado seja analisado, garantindo melhores resultados, ou seja, este exame tem uma maior sensibilidade na detecção de câncer de colo de útero do que o método tradicional.

Dias de coleta de Papanicolau nas UBSs pelas Enfermeiras:

– UBS I – Américo Alves
Rua 6, nº 1200 – Jd. Boa Vista.
3820-8171
Terça-feira as 14:30h e quinta-feira as 09:00h

– UBS II – José Marchi
Avenida 19, nº 1778 – Jd. Cidade Alta
3820-8241
Quarta-feira as 08:00h

– UBS III – Waldemar Graner
Avenida W, nº 783 – Jd. Santa Rita
3820-8242
Terça-feira as 08:00h

– UBS VI – Aparecida Helena Denipoti
Avenida K, nº 1840 – Jd. das Flores
3820-8247
Quarta-feira as 14:00h


- Publicidade -


– Centro de Saúde II – Dr. Miguel Vitaliano
Avenida 3, nº 130 – Centro.
3820-8208
Sexta-feira as 14:30h

•        O que é o câncer de colo de útero?
É um tumor que desenvolve a partir de alterações no colo do útero, que se localiza no fundo da vagina. Essas alterações são chamadas de lesões precursoras, são totalmente curáveis na maioria das vezes e, se não tratadas, podem se transformar em câncer.

•        O que causa o câncer de colo de útero?
O principal fator relacionado a esse tipo de câncer é a infecção local pelo vírus HPV (Papiloma Vírus Humano). A transmissão do HPV se dá principalmente pela via sexual sendo considerada a doença sexualmente transmissível (DST) mais comum nos dias atuais.

•        Como é feito o diagnostico?
Somente o exame preventivo (Papanicolau) poderá detectar a presença das chamadas lesões precursoras, uma vez que a mulher nessa fase não apresenta sintomas. O diagnostico  dessas alterações é extremamente importante uma vez que permitirá o tratamento precoce impedindo o desenvolvimento do câncer propriamente dito em quase 100% dos casos.

•        Quem deve realizar o exame?
Todas as mulheres que tem ou já tiveram atividade sexual, devem fazer o exame preventivo periodicamente.

•        Como é realizado o exame?
O exame é realizado ao coletar as células do colo de útero e pode ser realizado pelo medico ginecologista ou pela enfermeira da Unidade Básica de Saúde. A coleta começa com a introdução do chamado especulo para visualização do colo de útero, em seguida o profissional de saúde promove a descamação suave da superfície do colo de útero com uma escova. As células colhidas são colocadas em um recipiente e enviado ao laboratório para analise.

•        Onde realizar o exame?
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão preparadas para a coleta do exame. As interessadas podem procurar pela unidade básica mais próxima de sua casa, ou a unidade básica de preferência, e agendar o exame com o ginecologista ou com a enfermeira..

Comentários