GuaráNotícias

Afastados vereadores de Guará que coagiram servidora a repassar dinheiro

Dois vereadores de Guará tiveram seus mandatos suspensos por 90 dias em virtude de crimes praticados contra uma servidora da Câmara da cidade. Um deles foi denunciado por concussão, enquanto o outro é acusado de perseguição. Além da suspensão dos mandatos, eles estão proibidos de frequentar a sede do Legislativo local e a casa da vítima ou de seus familiares, assim como de deixar a comarca. A decisão judicial é da última sexta-feira (10/2). 


Ao levar o caso à Justiça, o promotor Túlio Vinícius Rosa explicou que os dois vereadores armaram um esquema dedicado a intimidar servidores com o objetivo de obter, ilegalmente, quantias que seriam usadas para arcar com a defesa jurídica de um dos parlamentares, que responde inclusive a processos criminais por fraudes em documentos públicos. Em troca, um vereador apoiaria o outro na campanha pela presidência da Câmara.


Segundo Rosa, uma servidora que perdeu o marido em decorrência da covid-19 e tornou-se a única responsável pelo sustento da família foi escolhida como vítima justamente por conta da situação de vulnerabilidade financeira. A mulher ouviu que, para não perder o emprego, deveria fazer um empréstimo bancário e repassar o valor para um dos vereadores. As parcelas deveriam ser pagas com os vencimentos da própria funcionária.


A vítima se negou a colaborar e gravou a conversa com os vereadores, passando a ser constrangida para apagar os áudios. Para a Promotoria, a mulher “foi atemorizada e perturbada em sua esfera de liberdade e privacidade”, com finalidades ilícitas.


- Publicidade -


Fonte: MPSP

Comentários