EventosNotíciasRibeirão Preto

Último final de semana da 22ª FIL terá Bela Gil, Banda Mirim, Agrício Costa e Flautins Matuá

Ribeirão Preto (SP), 18 de agosto de 2023 – Os dois últimos dias da 22ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto prometem movimentar o centro de Ribeirão Preto com atividades gratuitas para públicos de todas as idades. Concentrada na Praça XV de Novembro, Centro Cultural Palace, Theatro Pedro II e Sesc, a programação de encerramento reúne shows musicais, espetáculos teatrais e circense, lançamento de livros, oficinas, rodas de conversa, palestras, aulas abertas de dança, percussão e capoeira, saraus, contação de história, forró literário, doação de mudas de plantas e de animais e até concurso de beleza.


Entre os destaques da agenda de sábado está o bate-papo com a culinarista Bela Gil, logo no início da tarde, às 14h30, no Auditório Meira Junior (Theatro Pedro II). O encontro aborda a desvalorização do ato de cozinhar, tema do novo livro de Bela: “Quem vai fazer essa comida?”. A mediação será de Sidarta Ribeiro, neurocientista, professor e fundador do Instituto do Cérebro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. À noite, o espetáculo músico-teatral “Buda”, com a Banda Mirim; e o show “Na Pisada”, com a banda Flautins Matuá, são convites para lá de especiais para a população sair de casa e ir curtir a FIL.

Às 14h, duas atividades Sesc na FIl estão na agenda: Jovens e Educação Midiática, com Januária Cristina Alves e Vera Iaconelli – encontro focado na formação de educadores acontece no auditório do Sesc, com mediação de Laura Mattos. Já no Quintal da instituição será promovida a oficina criativa “Personalidades folclóricas em formato de marcado de livro personalizado”, com Fiat Lux Studio Criativo.

Também às 14h acontece a mesa-redonda “Ele, ela e o genérico em um mundo de nó(s): saúde, escola e poesia, com Aline Mori Ferreira, Luiza de Castro Olivan,

Vanessa Belloube e Vinícius Gomes, no Auditório Pedro Paulo da Silva. A conversa visa abordar o fazer e o desfazer humano no mundo em que a atualização está em alta velocidade.


- Publicidade -



A partir das 16h há encontro com o autor Marcelo Jabur que marcará o lançamento do livro “12 Compromissos para uma vida mais leve, alegre e produtiva”, na Sala de Estudos 8, do Centro Cultural Palace. Em seu novo livro, o autor, doutor em Psicologia pela USP e mentor de lideranças empresariais, estimula o leitor a refletir e descobrir práticas efetivas para lidar com sua própria existência de forma mais natural e inteligente. 

Também às 16h acontece o Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura, no Auditório Biblioteca Sinhá Junqueira, com a participação da escritora Carla Madeira. O encontro, coordenado pela bibliotecária Gabriela Pedrão, aborda a temática de “Tudo é rio”, primeiro livro da escritora mineira – que agradou ao público em sua estreia no mercado editorial brasileiro. Emplacando sucesso atrás de sucesso, Carla também é autora de “A natureza da mordida” e “Véspera”.

Às 18h30, o destaque da programação é a Revolução Poética na FIL, com a intervenção “O Ponto é esse!”, no Quintal da Biblioteca Sinhá Junqueira, interpretada pela Cia A Ditacuja. Na sequência, haverá o debate “Fritjof Capra por Matheus Arcaro (escritor e mestre em Filosofia.


Às 19h, acontece o Salão de Ideia “Bajubá Odara: travesti em movimento”, com a presença de Jovanna Baby no Auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira e também Roda de Conversa com Carlos Assumpção, no Auditório Pedro Paulo da Silva, no Centro Cultural Palace.


Espetáculo “Buda”

A programação Sesc na FIL apresenta no sábado (19) “Buda” – que terá lugar no Theatro Pedro II (Sala Principal), às 19h -, o roteiro narra a busca pela felicidade a partir da filosofia budista, com leveza, narrativa enxuta, sonoridade de mistura. Os nove integrantes da Banda Mirim tocam mais de 30 instrumentos, inserem elementos de teatro e circo e mostram porque a montagem recebeu prêmios como o da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem.

Em seguida, o público poderá conferir no estande Ambient de Leitura, na Esplanada do Theatro, o grupo Flautins Matuá. O show começa às 20h30, com repertório chacoalhado por ritmos inspirados nas diversas influências dos integrantes do grupo, que são de vários países. No roteiro, composições autorais e de mestres da música brasileira.

Atividades diversas

A programação do sábado traz uma variedade extensa de atividades. Na parte da manhã, entre a doação de mudas de plantas, que abre as atividades, às 9h, à apresentação musical Camerata de Cordas Dedilhadas”, às 11h, é possível participar de aula aberta de percussão, palestra, lançamento de livro, clube de leitura, oficinas infantis, contação de histórias, espetáculo de circo, roda de conversa e cortejo literário.

Outro destaque é a Cia Raros Circus que às 10h apresenta o espetáculo Reciclown Circus no espaço Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II). Em formato de comédia, a apresentação do grupo ribeirão-pretano une técnicas circenses e de teatro para levar o debate sobre questões ambientais para crianças e adolescentes.

A programação da tarde começa com o Encontrão Poético, com Betto Souza, na Tenda Sesc, às 12h30, e segue com aula aberta de circo e dança afro-brasileira, apresentações musicais com coral da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Paulo Arruda e Pura Sintonia, Victor Victrolla e a dupla Ariel e Lucca; debate sobre jovens e comunicação midiática, mesa redonda, oficina e teatro infantil, mais lançamento de livro e rodas de conversa, competição de poesia falada (slam), e capoeira, entre outros eventos.

Música sobre educação e história negra

O último dia da FIL 2023 (domingo, 20/08), será fechado com muita música, em dois shows simultâneos às 19h. No espaço Ambient de Leitura (esplanada do Theatro Pedro II), o cantor Agrício Costa e seu grupo apresentam um espetáculo focado no protagonismo do povo negro, com canções de versos poéticos que enaltecem as histórias, amores, afetos, beleza e ancestralidade preta. Na sala principal do Theatro Pedro II, a Banda Mirim apresenta o espetáculo “Eduka”, um trabalho que é um mergulho sonoro e poético no universo da educação. O show utiliza uma grande metáfora escolar atravessada pela música, para falar das relações, da vida e da vontade transformada de agir dentro e a partir desse universo.

Programação extensa no último dia da FIL

Para quem gosta de trocar ideias, seis atividades estão programadas. Pela manhã, tem roda de conversa com a autora Marília Marcucci (9h30), no estande CUFA – Espaço Favela (Praça XV de Novembro), sobre o livro “Vozes de      Mulher: embates e contrastes” com temática que trata de dores femininas. Às 10h, no Palco Usina do Saber (Praça XV de Novembro), o escritor e rapper GOG, um dos pioneiros do movimento hip hop no Brasil, faz palestra e show sobre o rap e empoderamento. À tarde, tem encontro com Preto Zezé (14h30), no auditório Meira Junior – Theatro Pedro II). Presidente global da Central Única das Favelas (CUFA), o também escritor conversa com público sobre as potências empresariais de favelas e territórios periféricos. A mediação é de Marcivan Barreto.

Autor do livro “Céu de Aventuras – conhecendo o Brasil através dos aeroportos”, o escritor Fábio Passalacqua faz palestra (16h30, no Auditório Pedro Paulo da Silva, do Centro Cultural Palace) sobre as diferentes histórias que compõem sua obra, colhidas em suas passagens por 50 aeroportos brasileiros. Às 17h, no estante Instituto Nova Era (Praça XV de Novembro), o bate-papo é sobre aplicação atual dos ensinamentos do tantra de Shiva, com o monge Dada Jinanananda. Às 18h30 (auditório Pedro Paulo da Silva – Centro Cultural Palace), a jornalista Susana Berbet fala sobre a escravização de bolivianos em São Paulo, ligando o jornalismo literário à realidade.

Oficinas, cortejos e saraus

As crianças têm diversão e aprendizado garantido no último dia FIL. Diversas atividades estarão disponíveis ao longo do dia, começando com oficina de pintura facial recreativa (9h, estande da Prefeitura – Praça XV de Novembro), e passando por oficina carimbo falante (14h, Sesc), com técnicas de carimbaria e xilogravura; oficina de fantoches (09h, Tenda Sesc – Esplanada Pedro II); oficina de livro sanfonado (10h30, Sesc); cortejo e brincadeiras culturais (10h, Ambient de Leitura – Esplanada Theatro Pedro II); cortejo do grupo Urutau de Teatro Experimental, com pernas de pau, monociclo, malabares e brincadeiras (11h, Esplanada Theatro Pedro II); e contação de histórias (12h, estande da Prefeitura, – Praça XV de Novembro).

O público adolescente, jovem e adulto pode escolher entre Encontrão Poético (12h30, tenda Sesc – Praça XV de Novembro); e três saraus. O primeiro (14h, auditório Pedro Paulo da Silva – Centro Cultural Palace), com artistas da Casa do Poeta e do Escritor. O segundo (17h, Ambient de Leitura – esplanada Theatro Pedro II), faz um protesto por igualdade social; e o terceiro (17h, estande da Prefeitura – Praça XV de Novembro), com entidades literárias da cidade.

O dia traz ainda lançamento do livro “Mamma Mia!: a vida de Nair Bello” (10h30, auditório Pedro Paulo da Silva – Centro Cultural Palace) e Forró Literário (18h, Ambient de Leitura – esplanada Theatro Pedro II).

A programação completa da 22ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto está disponível no endereço www.fundacaodolivroeleiturarp.com.

SERVIÇO

(Programação de 19/8 – sábado)

9h
Doação de Mudas

Entrega de mudas de árvores frutíferas e ornamentais para arborização da cidade. Atividade realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

9H
Aula aberta de Percussão

Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com Angá.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

9H
Palestra “Comunicação não violenta”
Com Lúcia Nabão

Em seu 21º aniversário, a Academia Ribeirãopretana de Educação recebe a psicóloga Lúcia Nabão, para falar sobre comunicação não violenta nas escolas.
Local: Palácio Rio Branco (Salão Rosa)

9H
Lançamento de Livros

Lançamento de livros de autores diversos com temática étnico-racial.
Local: Estande Instituto Plural (Praça XV de Novembro)

10H
Clube de Leitura
Com Eu Vim De Lá – Grupo de Estudos Étnicos Raciais
Neste encontro, os integrantes do grupo falamsobre obras com relevância para escritores e escritoras pretos e pretas. Idealizada por Neide Silva, Virgínea Araújo e Rafael Troca, a roda tem curadoria de Rômulo Siansi.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Casarão)

10H
Palestra “Introdução à História da África”
Com Marcos Antônio Cardoso

Considerado um dos maiores especialistas em História da África, o filósofo faz uma abordagem da história do continente africano, o berço da humanidade.
Local: Estande Instituto Plural (Praça XV de Novembro)

10H
Sesc na FIL | Fantástica Fábrica de Fantoches
Com Agulha Pop
Com uso de técnicas básicas de colagem e desenho, os participantes criam fantoches baseados em seus personagens literários ou autores favoritos.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)


10H
Apresentação Artística
Artista do Polo

Atividade realizada em parceria pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e Projeto Guri local.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

10H
Contação de Histórias “Vamos montar uma banda” e “Simbora, tá na hora”

Atividade apresenta textos de autores com Síndrome de Down, publicados pelo Instituto Simbora Gente e Leiturinha. Crianças de todas as idades são convidadas a conhecer essa literatura especial, realizada pela RibDown.
Local: Estande Diversidade (Praça XV de Novembro)

10H
Reciclown Circus
Com Cia Raros Circus

Em formato de comédia, apresentação do grupo ribeirão-pretano une técnicas circenses e de teatro para levar o debate sobre questões ambientais para crianças e adolescentes.
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)

10H
Encontro “Capoeira e a diversidade LGBTQIAP+ e simpatizantes”

Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com o professor Padre e mestra Saruê.
Local: Sala Multiuso (Centro Cultural Palace)

10H
Roda de Conversa e Lançamento de Livro
Com Gilberto Andrade de Abreu

O professor e escritor apresenta “Não se diz adeus a Celan”, livro em que homenageia o poeta romeno Paul Celan, vítima do nazismo, morto em Paris, em 1980.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Auditório)


10H
Oficina Fotografia na Lata

Atividade realizada em parceria pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, em parceria com o grupo Amigos da Fotografia.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

10H
Descobrindo Stella Maris Rezende

Com Evaristo Moura

Local: Usina do Saber (Praça XV de Novembro)


10H30
Roda de Conversa

Maria Eugênia Bifi fala sobre “Economia Criativa: por uma política pública municipal de incentivo à cultura e à geração de renda”. A discussão contribui com a institucionalização, formulação e implementação de políticas voltadas para a valorização e apoio das atividades produtivas na cultura local.
Local: Centro Cultural Palace (Sala de Estudos 8)


10H30
Sesc na FIL | Oficina “Vira, dobra e conta uma história”
Com Sueli Alfé

A educadora orienta os participantes na construção de um livro sanfonado, escrito ou ilustrado, a partir de técnicas de recorte, colagem e desenho, apresentando e valorizando a linguagem do livro-objeto e suas possibilidades de leitura.
Local: Sesc (Quintal)


11H
Sesc na FIL | Cortejo Vozes da Literatura
Com Grupo Urutau de Teatro Experimental
Atividade homenageia personagens clássicos da literatura mundial e brasileira, por meio de dança, música, brincadeiras e interatividade com o público.
Local: Esplanada Theatro Pedro II


11H
Apresentação Musical “Camareta de Cordas Dedilhadas”

Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com o Projeto Guri de Franca.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

12H30
Sesc na FIL | Encontrão Poético
Com Betto Souza
Atividade em formato de mini sarau, onde um poeta convidado recita suas poesias e estimula a livre manifestação poética do público.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)

13H
Aula aberta de Circo

Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com projeto Formação e Fortalecimento Cultura Livre.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

13H30
Apresentação Musical
Com Coro da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

Com regência de Snizhana Drahan, grupo apresenta repertório especial preparado para a FIL. Professora de canto lírico e mestre em Artes, Snizhana também é regente da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma).
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)

14H
Sesc na FIL | Jovens e Educação Midiática
Com Januária Cristina Alves e Vera Iaconelli. Mediação: Laura Mattos.

Debate sobre a importância de uma educação específica e guiada para as mídias e porque essa discussão deve pautar as políticas públicas em educação.
Local: Sesc (Auditório)

14H
Mesa-Redonda “Ele, ela e o genérico em um mundo de nó(s): saúde, escola e poesia”
Com Aline Mori Ferreira, Luiza de Castro Olivan, Vanessa Belloube e Vinicius Gomes
Conversa aborda o fazer e o desfazer humano no mundo em que a atualização está em velocidade estonteante. Aline é educadora, psicopedagoga e autora do livro “Fracasso escolar e formação docente inicial: intrínsecas relações”. Luiza é graduada e mestre em fonoaudiologia.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)

14H
Sesc na FIL | Personalidades folclóricas em formato de marcador de livro personalizado
Com Fiat Lux Studio Criativo

A oficina criativa propõe um contato íntimo com o mês do folclore brasileiro e aproveita para deixar uma dica: que tal uma leiturinha com um marcador personalizado feito por você?
Local: Sesc (Quintal)

14H
Teatro “Água, qual meu papel?”
Com Viverart

Pequenas atitudes possibilitam diferenças quando entendemos o papel da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente. Meu papel é defender e multiplicar a importância de cada um fazer sua parte e faremos sempre com bravura enquanto heróis e defensores do nosso planeta.
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)

14H
Projeto Respirarte

Atividade realizada em parceria pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e projeto Respirarte.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)


14H
Bate-Papo com ONG Dr. Cão Paixão

Instrutores apresentam o projeto Somar, com presença de cães terapeutas que auxiliam na interação social e coordenação motora de pessoas com deficiência.
Local: Estande Diversidade (Praça XV de Novembro)

14H
Esportes e Lazer

Atividade com oficinas, workshops e demonstrações de diversas modalidades esportivas e brincadeiras funcionais e inclusivas para todas as idades, realizadas pelo Projeto Fada.
Local: Estande Diversidade (Praça XV de Novembro)

14H30
Bate-Papo “Quem vai fazer essa comida?”
Com Bela Gil e Sidarta Ribeiro

Culinarista e apresentadora de televisão brasileira, Bela Gil atualmente comanda seu programa no canal GNT, além de seu próprio canal no YouTube, onde defende uma alimentação consciente e saudável. Neste encontro, Bela Gil fala sobre a temática de seu novo livro, que traz uma crítica à histórica desvalorização do ato de cozinhar. A mediação é do neurocientista Sidarta Ribeiro, professor, capoeirista e fundador do Instituto do Cérebro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Local: Auditório Meira Junior (Theatro Pedro II)

15H
Viajando com as Histórias

Atividade em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Espaço Infantil)

15H
Show “Música e Prosa”
Com Paulo Arruda

O cantor faz show com repertório dedicado às canções de Gilberto Gil, autor homenageado nesta edição da FIL. Criador do canal Músicas e Suas Histórias, na internet, usa esse espaço para construção conjunta, a partir de troca de experiências e conhecimentos sobre música.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Quintal)

15H
Show
Com Pura Sintonia

Show traz uma combinação única de ritmos contagiantes, letras envolventes e muita energia, garantindo ao público uma experiência musical inesquecível.
Local: CUFA – Espaço Favela (Coreto – Praça XV de Novembro)

15H
Aula aberta de Dança Afro Brasileira
Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com Flávio Sério.
Local: Centro Cultural Palace (Sala Multiuso)

15H
Pintura Facial Recreativa

Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com Porão.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

15H
Viajando com as Histórias

Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

15H
Projeto Alma (Academia Livre de Música e Artes – Núcleo 2 São Joaquim da Barra e Guará)

Local: Usina do Saber (Praça XV)

16H
Lançamento do Livro “12 Compromissos para uma vida mais leve, alegre e produtiva”
Com Marcelo Jabur

Bate-papo com Marcelo Jabur (Doutor em Psicologia pela USP, Mestre em Ciências do Esporte pela Unicamp e professor de cursos de MBA da FGV) apresenta um propósito para que todos possam descobrir, a partir das próprias reflexões, efetivas práticas que permitam lidar com a própria vida de forma mais singela e inteligente.
Local: Centro Cultural Palace (Sala de Estudos 8)

16H
Sesc na FIL | Literatura LGBTQIA+
Com Vitor Martins e Clara Alves

Vitor Martins nasceu em Nova Friburgo (RJ) e atualmente mora em São Paulo. Clara Alves sempre foi apaixonada por livros. Estudou jornalismo e trabalhou no mercado editorial por anos, mas largou tudo para viver seu maior sonho: ser escritora em tempo integral. A mediação é de Adonai Ishimoto.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)

16H
Slam das Cores
Com Dayo Poetise
O poeta conduz a competição de poesias faladas, geralmente construídas em torno de temáticas de crítica social como racismo, machismo, homofobia, desigualdades sociais, entre outros.
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)

16H
Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura

Com Carla Madeira
Encontro, coordenado pela bibliotecária Gabriela Pedrão, aborda a temática de “Tudo é rio”, primeiro livro da escritora mineira Carla Madeira – que agradou ao público em sua estreia no mercado editorial brasileiro. Emplacando sucesso atrás de sucesso, Carla também é autora de “A natureza da mordida” e “Véspera”.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Auditório)

16H30
Dança do Congo
Com Terno do Congo de Sainha e Irmãos Paiva
Atividade reverencia a tradição de religiosidade regional e popular brasileira, apresentando a origem e o significado da congada, expressão cultural queenvolve canto, dança, teatro e espiritualidade.Condução de Luiz Geraldo Custódio, coordenador do grupo Congada, de Santo Antônio da Alegria.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)

16H30
Um grande dia em Ribeirão Preto – 2ª edição Foto Histórica das Escritoras

Local: Esplanada do Theatro Pedro II

17H
Palestra “Caminhos para uma Nova Era”
Com Orlando Cardoso

Neste encontro, Orlando Cardoso, especialista em jornalismo político, incentiva a construção de uma nova era sustentável, destacando a importância do ativismo e da educação ambiental.
Local: Estande Instituto Nova Era (Praça XV de Novembro)


17H
Roda de Capoeira

Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com Organização Onças Brasil SP.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

17H
Show
Com Victor Victrolla
O músico brasiliense traz para a FIL show centrado nos grandes nomes da MPB. Dono de voz diferenciada, o cantor inclui no roteiro algumas composições autorais.
Local: Usina do Saber (Praça XV de Novembro)

17H
Sesc na FIL | Game Cultura
Com Mari Satty, Pablo Miyazawa e mediação de Natalia Bridi

Desde a década de 1960, os videogames são parte crescente da cultura contemporânea. Absorvendo elementos da computação, do cinema, da música, da literatura e das artes gráficas e digitais, os jogos se revelaram um grande encontro das possibilidades entre tecnologia de ponta e desafio lúdico.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)

18H
Show
Com Ariel e Lucca

Show com os artistas que bebem na fonte da black music e rythm and blues e levam essas influências para o repertório de MPB. Diversas sonoridades  vocais ganham lugar pontual no espetáculo, enriquecendo o trabalho artístico da dupla.
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)


18H
Ensaio aberto Maracatu

Atividade realizada em parceria pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e Maracatu Nzila.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

18H30
Roda de Conversa “CUFA em Ação”

Atividade reúne representantes da Central Única de Favelas de diferentes cidades do Brasil, com Tiago Spoken como anfitrião do encontro. A mediação fica por conta de Aline Rocha e Carlos Rotirotti.
Local: CUFA – Espaço Favela (Coreto – Praça XV de Novembro)

18h30
Revolução Poética na FIL
Abertura: Intervenção “O Ponto é Esse!”, com Cia A Ditacuja
Debate “Fritjof Capra por Matheus Arcaro”

Escritor e mestre em Filosofia, Matheus Arcaro aborda o pensamento e o trabalho do físico austríaco Fritjof, que também é escritor e realiza um trabalho de promoção da educação ecológica. A intervenção artística, em formato esquete, é inspirada em texto homônimo do físico.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Quintal)

19H
Salão de Ideias “Bajubá Odara: travesti em movimento”
Com Jovanna Baby

Conversa com a escritora, fundadora do Movimento Político Organizado de Travestis do Brasil. É presidente do Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (Fontrans).
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Auditório)

19H
Sesc na FIL | Fantástica Fábrica de Fantoches
Com Agulha Pop

Utilizando as técnicas básicas de colagem e desenho, os participantes poderão criar fantoches baseados em seus personagens literários ou autores favoritos.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)

19H
Roda de Conversa
Com Carlos de Assumpção

O professor, advogado e escritor fala de suas experiências como ativista de movimentos negro, cultural, político e social na cidade de São Paulo, sua produção literária e a luta contra o racismo. Considerado um dos decanos da literatura afrobrasileira, é também formado em Letras (português/francês).
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)

19h
Sesc na FIL | Espetáculo “Buda”
Com Banda Mirim

Espetáculo musical narra a busca pela felicidade a partir da filosofia budista. Com leveza, narrativa enxuta, sonoridade de mistura étnica e muito humor, essa 9ª produção da Banda Mirim é vibrante, festiva e de alto teor reflexivo. Em cena, os nove integrantes do grupo tocam mais de 30 instrumentos, numa apresentação para ser vista pela família toda. Especialista em criações que mesclam teatro, música e circo para o público infantojuvenil, a BM quase 20 anos de trabalho e “Buda” foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e pelo Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem.
Local: Theatro Pedro II (Sala Principal)

20H30
Show “Na Pisada”
Com Flautins Matuá

Show com repertório dançante, com composições autorais e de mestres da música brasileira, com ritmos inspirados na diversidade de influências do
grupo.
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)

(Programação 20/8 – Domingo)

9H
Pintura Facial Recreativa

Atividade infantil realizada em parceria pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e Porão.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

9H
Intervenção Artística Sombra

Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com Gui Gonçalves.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

9H
Doação de Animais

Atividade realizada pela Divisão de Bem Estar Animal (DBEA), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

9H30
Roda de Conversa
Com Marília Marcucci

Bate-papo sobre o livro “Vozes de Mulher: embates e contrastes”, que aborda temas conflituosos ecoados por uma dinâmica poética, que reverbera diferentes dores femininas na contemporaneidade, no intuito de encorajar as vozes presentes.
Local: CUFA – Espaço Favela (Coreto – Praça XV de Novembro)

10H
Palestra e Show 
Com Rapper GOG
Neste encontro, GOG conversa sobre o Rap e o empoderamento. GOG é rapper, cantor e escritor brasileiro. É considerado um dos pioneiros do Hip Hop Brasiliense.
Local: Usina do Saber (Praça XV de Novembro)

10h
Sesc na FIL | Fantástica Fábrica de Fantoches
Com Agulha Pop
Utilizando técnicas básicas de colagem e desenho, os participantes poderão criar fantoches baseados em seus personagens literários ou autores favoritos.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)

10H
Cortejo e Brincadeiras Culturais
Com Festa de Rei

Atividade convida as crianças a entrarem no universo brincante de cantigas de roda, versos e muita magia, conduzida pela alegria que só elas têm.
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)


10H30
Sesc na FIL | Vira, dobra e conta uma história
Com Sueli Alfé

Os participantes são convidados a construir um livro sanfonado, escrito ou ilustrado, com técnicas de recorte, colagem e desenho.
Local: Sesc (Quintal)

10H30
Lançamento do Livro “Mamma
Mia!: a vida de Nair Bello”

Com Maria Francisco
Além do texto, recursos de realidade virtual permitem acessar trechos de programas e entrevistas da atriz e humorista brasileira, Nair Bello (1931-2007). Sua carreira foi marcada pela comédia ao interpretar vários personagens.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)

11H
Sesc na FIL | Vozes da Literatura
Com Grupo Urutau de Teatro Experimental

Cortejo com pernas de pau, monociclo, malabares, dança, música e brincadeiras, homenageando personagens clássicos da literatura mundial.
Local: Esplanada Theatro Pedro II

11H30
Apresentação Musical “E, no entanto, é preciso cantar”
Com Coral Voz Ativa

Show reúne no repertório canções dos compositores Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)

12H
Viajando com as Histórias

Sessão de contação de história realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

12H30
Sesc na FIL | Encontrão Poético
Com Betto Souza
Atividade é um espaço para livre manifestaçãopoética. O poeta anfitrião recita suas poesias e estimula a participação da plateia.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)

13H30
Apresentação Musical
Com Coral Memorie D´Italia

Regência do maestro Alexandre Mazzer, membro da Academia Sertanezina de Letras e da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma).
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)

14h
19° Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de Ribeirão Preto

Realizada anualmente na cidade pela ONG Arco-íris RP, o evento traz nesta edição o tema em defesa da diversidade de gênero, o resgate da importância da luta e a conscientização pelo direito de uso do nome social de pessoas.
Local: Concentração no cruzamento das avenidas Nove de Julho com Portugal (caminhada até a Arena Euro Bike – Avenida Costábile Romano s/n)

14h
Sesc na FIL | Carimbo Falante
Com Fiat Lux Studio Criativo

Nesta divertida oficina, os participantes dão forma a personagens místicos, folclóricos e personalidades humanas, usando técnicas básicas da carimbaria e da xilogravura.
Local: Sesc (Quintal)

14H
RPG e Literatura
Com RP²
RPG é um jogo em que os participantes incorporam os personagens dos mais diversos universos, usando e abusando de sua imaginação. A atividade levará os participantes a entenderem os conflitos armados, históricos, idealistas e similares ao longo da história, através das obras literárias. Faixa etária: a partir de 10 anos.
Local: Theatro Pedro II (Café)

14H
Transmissão de Saberes
Com Festa de Rei

Apresentação propõe unir gerações para uma experiência única de preservação e resgate cultural por meio da interação entre pessoas da melhor idade e crianças.
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)

14H
Sarau
Com artistas da Casa do Poeta e do Escritor

Comandada pelas escritoras Maris Ester Souza e Heloisa Martins Alves, a atividade oferece dança, declamações, literatura e música.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)

14H30
Salão de Ideias “Empreendedorismo nas Comunidades”
Com Preto Zezé

O escritor e presidente global da Central Única das Favelas (CUFA), fala sobre as potências empresariais de favelas e territórios periféricos.
Local: Auditório Meira Junior (Theatro Pedro II)

15H
Oficina de Make Artística e de Drag

Atividade realizada em parceria pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, em parceria com Divino Ato.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

15H

Contação de História

“Descobrindo Stella Maris Rezende” com Evaristo Moura
Local: Usina do Saber (Praça XV de Novembro)


16H
Apresentação de Coral
Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com Coral PRAMA.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)


16H30
Apresentação Interativa de Ballet

Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com África Viva.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

16H30
Palestra “Céu de Aventuras”
Com Fábio Passalacqua

Autor do livro “Céu de Aventuras” apresenta histórias de diferentes locais do Brasil, colhidas a partir de suas experiências em 100 aeroportos do país.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)

17H
Sarau Protesto

Projeto surgiu em 2016 e tem elevado a autoestima de jovens e adultos negros, dentro e fora das escolas. O Sarau Protesto levanta a bandeira por melhores dias com igualdade social, em especial ao povo negro brasileiro e tem a participação de Carlos de Assumpção, Janaína Yaya, Don Antena, Marília Martins, Camila Tomé e Sofia Moraes.
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)

17H
Palestra “Saúde integral, espiritualidade, Tantra e sociedade”
Com monge Dada Jinanananda

Atividade aborda a sabedoria profunda e a aplicação atual dos milenares ensinamentos do Tantra de Shiva.
Local: Estande Instituto Nova Era (Praça XV de Novembro

17H
Sesc na FIL | A história pelos quadrinhos: visões do passado, do presente e do futuro
Com Rogério Campos e Helô D’ Ângelo

Através das pinturas rupestres, afrescos, pergaminhos ou do luxuoso couchê, as histórias em quadrinhos criaram o hábito de refletir em suas páginas as transformações sociais e de pensamento, além de eventos históricos que marcaram países e povos. Mediação de Sidney Gusman.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)

17H
Sarau

Atividade realizada em parceria pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, Fundação Instituto do Livro de Ribeirão Preto

e Entidades Literárias de Ribeirão Preto.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)


18H
Forró Literário “Da dialética à poética
Com Carlos Tampa

Atividade musical com o percussionista e cantor Carlos Tampa, o sanfoneiro Mário Baylão, o baixista Dida Magalhães e o zabumbeiro Alê Cunha.
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)

18H30
Palestra “Livro-reportagem: elo entre literatura e realidade”
Com Susana Berbert
Obra escrita pela jornalista, aborda a escravização de bolivianos em São Paulo, promovendo o elo entre literatura e realidade.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)

18H30
Concurso Beleza Zona Sul

Evento dá visibilidade à beleza de jovens de favelas e periferias, valorizando sua origem e facilitando o acesso à carreira profissional como modelo.
Local: CUFA – Espaço Favela (Coreto – Praça XV de Novembro)

19H
Show
Com Agrício Costa e Grupo

Espetáculo focado no protagonismo do povo negro, por meio de versos poéticos que enaltecem suas histórias, amores, afetos, ancestralidade e beleza.
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)

19H
Sesc na FIL | Teatro EDUKA
Com Banda Mirim

A Banda Mirim estreia EDUKA, um mergulho sonoro e poético pelo universo da educação. Fruto de três anos de pesquisa, o espetáculo é para todas as idades e gira em torno do aprendizado, das relações, da vida e da vontade transformadora de agir, através de uma grande metáfora escolar atravessada pela música ao vivo.
Local: Theatro Pedro II (Sala Principal)

A programação completa da FIL pode ser acessada no site da Fundação do Livro e Leitura: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/

Sobre a FIL

A 22ª edição da FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto acontece de 12 a 20 de agosto, com abertura oficial no dia 11 na Sala Principal do Theatro Pedro II, a partir das 19h. Traz como tema central a proposição “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. O evento acontecerá de forma presencial em 16 locais simultâneos e abertos ao público (a maioria no centro da cidade), além de dois espaços educacionais para atividades exclusivas e pré-agendadas. 

Para essa edição, os homenageados da FIL são: Gilberto Gil (autor), Gilberto Dimenstein (autor educação), Luiza Romão (autora local), Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil), Danilo Santos de Miranda (patrono) e Madelaine Pires (professora).

Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, como salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus, projetos educacionais, entre outras.

Realização 
Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura apresentam a 22ª FIL – Feira Internacional do Livro de RibeirãoPreto.

Patrocínio Diamante
Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient.

Patrocínio Ouro
GasBrasiliano, Savegnago e Itacuã.

Patrocínio Prata
Passalacqua, Ouro Fino Agrociência, Tracan e RibeirãoShopping.

Patrocínio Bronze
Supermercados Gricki e Santa Helena.

Patrocínio
Acirp, Caldema Equipamentos Industriais, Interunion, Riberfoods, Santiago e Cintra Geotecnologias, Suprir e Vantage GeoAgri.

Instituição Cultural
Sesc


Apoio
Fundação Dom Pedro II – Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, CUFA, A Fábrica, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Dauriti Distribuidora, Apis Flora, Stéfani Purificadores, Molyplast Brasil, Passalacqua Tech, Cenourão, Santa Emília, Coderp, Transerp, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Secretaria da Cultura e Turismo, Secretaria da Educação e Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Apoio Cultural
Colégio Marista, DE Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, SESI, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto, Associação de Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP, Fundação FADA, Fundação Panda, Ribdown – Associação  Síndrome de Down de Ribeirão Preto, SOMAR, ONG Arco Íris, Alma – Academia Livre de Música e Artes, Convention & Visitors Bureau – Ribeirão Preto e região, Monreale Hotels, NW3 Comunicação, Grupo Utam, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada e IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais.    

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.  Com uma trajetória sólida, projeção nacional e mais recentemente internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Mais informações:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao
Twitter: @FundacaoLivroRP

Para saber mais sobre a 21ª FIL:
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)

Comentários