EventosNotíciasSão Joaquim da Barra

São Joaquim da Barra recebe peça gratuita de teatro para toda a família

Com a peça de teatro que chega a São Joaquim da Barra em outubro, crianças a partir de seis anos e adultos poderão conhecer mais sobre a história da astrônoma inglesa Cecília Payne que, em 1925, descobriu a composição das estrelas. A peça “Do que são feitas as estrelas?” será apresentada no Auditório Artur Parada, nos dias 18, 19 e 20/10, de forma gratuita para a população, sempre em dois horários, às 10 e às 14 horas.

A peça conta a história da Guerreira Cecí, uma menina aventureira, exploradora e cheia de questionamentos, que enfrenta muitas situações desafiadoras com seres intergalácticos para se tornar uma exploradora cósmica. Cecí cresce e se torna uma das mais importantes astrônomas da história, quebrando paradigmas importantes como o preconceito contra as mulheres. Kiko Marques, diretor da peça, considera uma importante oportunidade para que pais e filhos discutam temas relevantes na sociedade. “A história de Cecí incentiva meninas e meninos a serem quem são e a seguirem seus sonhos”, reforça o diretor.

Cecília Payne tinha 25 anos quando descobriu a composição das estrelas e levou a conclusão de suas pesquisas ao orientador, que, imediatamente, refutou a tese da astrônoma. No entanto, 4 anos depois, em 1929, ele reconsiderou seu posicionamento e escreveu uma tese, utilizando o método de Cecília, dando crédito a ela apenas nas últimas páginas e sem citar que anos antes a astrônoma já havia descoberto do que são feitas as estrelas. A peça, idealizada pela atriz Luiza Moreira Salles, que se baseia na história real de Cecília Payne, é vencedora do 12º Prêmio Zé Renato de Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.


- Publicidade -


A peça “Do que são feitas as estrelas?” é realizada pelo Ministério da Cultura do Governo Federal, promovida pela MR2 Cultural e contempla as cidades paulistas de São Bernardo do Campo e São Joaquim da Barra, por meio da Lei Incentivo à Cultura.. Em São Joaquim da Barra, recebe o apoio da Prefeitura Municipal e o patrocínio da VITTIA.

“O cuidado com as pessoas está no DNA da Vittia, uma empresa de biotecnologia e nutrição especial de plantas que há 52 anos promove mais rentabilidade, produtividade e sustentabilidade para o produtor rural. Incentivar projetos culturais, por sua vez, é um passo além do que já realizamos, e que representa nossa crença na arte e o nosso desejo de fortalecer laços com a cidade de São Joaquim da Barra, berço da nossa história”, afirma a  coordenadora de sustentabilidade da Vittia, Ana Laura Pavan.

Serviço:

“Do que são feitas as estrelas?” tem apresentações gratuitas em São Joaquim da Barra

Data: 18, 19, 20/10

Horário: às 10 e às 14 horas

Local: Auditório Artur Parada

Comentários