EventosNotíciasRibeirão Preto

Fundação do Livro e Leitura anuncia agenda cultural para outubro

O tradicional Sarau dos Médicos abre a agenda de eventos do mês de outubro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. A atividade acontece nesta quarta-feira, dia 4/10, às 20h, na sede da instituição (rua professor Mariano Siqueira, 81 – Jardim América).

Na mesma semana, no dia 07 (sábado), às 10h, acontece o encontro Resenha Preta, atividade destinada à discussão de temáticas que envolvem a população negra, a partir de produções literárias diversas. O tema em debate em outubro é “Feminismos Negros e o pensamento de Lélia González”, com participação da jornalista, escritora e consultora de comunicação antirracista, Monique dos Anjos, que atualmente pesquisa gênero, raça e classe, com recorte para mulheres negras e comunicação. Em paralelo, Monique atua como consultora antirracista em empresas e instituições de ensino alinhadas aos preceitos de ESG e equidade racial e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A mediação será de Neide Fantini e Maitê Gomes.

Pioneira em tudo o que realizou, a mineira Lélia González – autora que abordada nessa edição do Resenha Preta –  tornou-se referência em estudos de gênero, raça e classe no Brasil, na América Latina e no mundo. Filósofa, antropóloga, escritora e ativista, Lélia ajudou a fundar o Movimento Negro Unificado (MNU) e é considerada uma das principais autoras do feminismo negro no país. A atividade também acontece no formato presencial, na sede da Fundação do Livro e Leitura.

Também no sábado (07), às 18h, o Cine Fórum apresenta o longa “Carrie, a estranha”, clássico filme dirigido por Brian de Palma, em 1976. Baseado no livro homônimo de Stephen King, a produção é considerada uma das melhores adaptações do romance e recebeu duas indicações ao Oscar (melhor atriz e melhor atriz coadjuvante). Os Gêmeos do Cinema (André e Marcos de Castro) conduzem o bate-papo após a exibição, que também será na sede da Fundação do Livro e Leitura.

Encerrando a programação do mês, o Clube do Livro acontece no dia 21/10, (sábado), às 16h. O destaque é o livro “O verão em que mamãe teve olhos verdes”, da escritora moldava Tatiana Tîbuleac, traduzido por Fernando Klabin. Ganhadora do Prêmio Cálamo e do Prêmio de Literatura da União Europeia, ambos em 2019, a obra apresenta potente força narrativa ao escolher personagens desajustados e sedutores para criar um romance inusitado e ácido, porém profundamente terno, sobre a necessidade de amar e de ser amado. Atividade tem coordenação da biblioteconomista Gabriela Pedrão e será no formato on-line, pela plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/86945633436?pwd=N3c0VnhCYWcyTFpwVHJSRm1DUVdhZz09.


- Publicidade -


Eventos na região

A programação cultural da Fundação do Livro e Leitura também movimenta a região de Ribeirão Preto. Os alunos das escolas Creso e Sylvio Torquato, (São Joaquim da Barra) e Adelaide Garnica (Guará) recebem duas atividades entre os dias 17 a 19 de outubro: contação de história, com Lorena Ramos, e apresentação circense, com Cia Zero – sempre em dois horários: de manhã e à tarde. As atividades são exclusivas aos alunos.


Mais uma feira do livro acontece na região: entre os dias 16 a 21 de outubro, a Fundação do Livro e Leitura coordena a 10ª Feira do Livro de Batatais. Em breve, a entidade divulgará a programação completa.

SERVIÇO – AGENDA

Sarau dos Médicos

Data e horário: 04/10 (quarta-feira) | 20h

Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)

Aberto e gratuito

Resenha Preta

Com Monique dos Anjos, Neide Fantini e Maitê Gomes

Data e horário: 07/10 (sábado) | 10h

Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)

Aberto e gratuito

Cine Fórum

Exibição do longa “Carrie, a estranha”

Data e horário: 07/10 (sábado) | 18h

Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)

Aberto e gratuito

Clube do Livro

“O verão em que mamãe teve olhos verdes”, de Tatiana Tîbuleac

Data e horário: 21/10 (sábado) | 16h

Encontro on-line: plataforma Zoom –

https://us02web.zoom.us/j/86945633436?pwd=N3c0VnhCYWcyTFpwVHJSRm1DUVdhZz09.

Aberto e gratuito

Feira do Livro de Batatais

Data: 16 a 21/10

Aberto e gratuito

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Comentários