CarrosNotícias

BYD vai investir R$ 3 bilhões na última fábrica da Ford no Brasil

Parece que a novela do destino da antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, terá seu capítulo final. A planta, que produzia modelos como Ford Ka e EcoSport, deixa a bandeira americana e assume a bandeira chinesa. A BYD Auto vai ser a proprietária da instalação para ter produção local de automóveis e o que é melhor: eletrificados!

Segundo informações do jornalista Jorge Moraes, os chineses chegaram a um acordo para compra da fábrica. Era o detalhe que faltava, uma vez que a BYD já havia assinado protocolo de intenções com o governo da Bahia para ter não só uma, mas três unidades fabris no estado.

O comunicado oficial da BYD ainda não foi feito. Nós procuramos a empresa, que declarou que as tratativas com a Ford ainda estão em andamento e que vai se manifestar no tempo certo. Pela apuração de Moraes, é esperado a organização de um evento, reunido executivos chineses e autoridades brasileiras no próximo abril de 2023.

O investimento da BYD na Bahia será de R$ 3 bilhões, com a promessa de gerar pelo menos 1.200 empregos diretos. No protocolo da intenções assinado com o governo estadual, a marca chinesa detalha que vai produzir chassis de ônibus e caminhões elétricos e veículos de passeio elétricos e híbridos e processar lítio e ferro fosfato.


- Publicidade -


O projeto é que todas as unidades comecem a ser implantadas a partir de junho de 2023. Duas delas devem estar concluídas em setembro de 2024, com início de operação em outubro. A terceira tem conclusão prevista para dezembro do mesmo ano, com início de operação em janeiro de 2025.

Por outro lado, a BYD vai dispor de vários incentivos fiscais até 31 de dezembro de 2032, de acordo com a legislação tributária estadual. Os benefícios baseiam-se na Lei nº 7.537/99 que institui o Programa Especial de Incentivo ao Setor Automotivo da Bahia (Proauto), e na Lei nº 7.980/2001 e Decreto n.º 8.205/2002, estaduais, que institui o Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica (Desenvolve).

Comentários